No post anterior falamos um pouco de Ascurra, minha cidade natal, rodeada de montanhas, vales e serras e com algumas construções que ainda preservam os traços da colonização italiana. A cidade possui quase 8.000 habitantes (2021) e foi um dos vilarejos da região do Vale do Itajaí que no final do século 19 recebeu parte dos colonos italianos que imigraram para o sul do país.
E hoje vamos falar da Reserva Ecológica Serra da Leoa. Trata-se da principal atração de Ascurra e conta com uma área de 1800 hectares com cachoeiras, riachos, lagoas, trilhas e um mirante com rampa de asa-delta e vista panorâmica do Vale Europeu.

Mata atlântica exuberante na Serra da Leoa
LOJA SONHO E DESTINO NO SITE: https://www.ceuazulembarque.com.br/
SEGURO VIAGEM: https://bit.ly/2Fnlv7 O Código de desconto 10%: SONHOEDESTINO
INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL: https://www.youtube.com/sonhoedestino
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/sonhoedestino
A Serra da Leoa é uma Reserva Ecológica Privada, localizada na cidade de Ascurra em Santa Catarina a mais de 900 metros de altitude. Cercada pela Mata Atlântica, a Serra da Leoa é ideal para quem adora realizar trilhas e atividades ao ar livre. Desde lindas cachoeiras, riachos, trilhas ecológicas para a prática de cicloturismo, mountain bike, trekking, rampa de asa-delta e muito verde.
Fomos até a Serra da Leoa para conhecer a famosa Cruz de Pedra, cujo aceso se dá pelo morro do 80. Saímos da pousada Nona Rosina Cama & Café logo pela manhã, onde ficamos hospedados. Lembrando que não há transporte público até lá, mas os proprietários oferecem transporte a partir da Pousada Nona Rosina, que fica no centro da cidade de Ascurra.
São cerca de 15 km até o topo da Serra e depois são mais 5 km até o casarão, que é onde começa a trilha. O casarão nada mais é do que a casa mais antiga (1886) de Ascurra do senhor Giovanni Buzzi, um dos fundadores da cidade.
A trilha para chegar a Cruz de Pedra são basicamente 5 km de ida e mais 5 km de volta, o início é considerado de fácil acesso. A área toda desta reserva ecológica tem 1800 hectares. No percurso pudemos conhecer as 3 cachoeiras populares: Fafinha, Fafá e Fafazinha.
A segunda parte da trilha é considerada de difícil acesso e precisa de mais preparo físico. É importante lembrar que este tipo trilha é indicado para pessoas que tenham um preparo físico para este tipo de aventura, e além disso, acompanhado de um guia conhecedor da região.
DICA: é fundamental levar uma pequena mochila com lanche e água, além de vestir-se adequadamente com calças compridas, tênis confortáveis e próprios para trilhas, além de um casaquinho, repelente e protetor solar. Se preferir leve uma muda de roupas extras para se trocar na volta no casarão.
Cruz de Pedra
O nome Cruz de Pedra se deve a formação rochosa dessa fratura (colocar a foto 11:21) que tem o formato de uma cruz. É uma fratura geológica gerada a partir da movimentação das placas tectônicas e tem aproximadamente 2 a 4 m de largura, 300 m de comprimento e com paredões de rocha que variam de 25 a 40 m de altura.
Ao final do nosso passeio e não menos importante, apreciamos o Mirante Pedra da Leoa que conta com uma rampa para salto de asa delta – deste ponto são 850 metros de altitude. Vista incrível!

Mirante Pedra da Leoa
Para visitação, Trilhas e Camping é possível agendar pelo telefone (47) 99911-1952 com a Andreia, que também é proprietária da Pousada Nova Rosina.
Devido ao charme de Ascurra e às suas características naturais, o ecoturismo sustentável- cavernas, grutas, cachoeiras e cascatas – vem atraindo a atenção dos visitantes que se aventuram pela região.
Você já conhece a Serra da Leoa? Deixe aqui nos comentários abaixo!