ASCURRA | A Cidade mais Simpática do Vale Europeu

 

Queridos sonhadores hoje vocês vão conhecer um pouco da minha (Gisella) cidade – cujo nome é Ascurra e fica em Santa Catarina. Vamos lá?

 


LOJA SONHO E DESTINO NO SITE: https://www.ceuazulembarque.com.br/

SEGURO VIAGEM: https://bit.ly/2Fnlv7 O Código de desconto 10%: SONHOEDESTINO

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL: https://www.youtube.com/sonhoedestino

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/sonhoedestino


Localização

Ascurra é uma cidade do interior de Santa Catarina próxima a rodovia BR 470 – o que facilita muito seu acesso direto. Trata-se de uma das cidades da região do Médio Vale do Itajaí.

Rodovia BR 470

Fácil acesso à Ascurra pela BR 470

Vale Europeu

A tradição e cultura herdada dos colonizadores europeus deu a região o título de Europa brasileira, que se reflete nos costumes, na gastronomia, nas construções, além da excelente receptividade e educação de seu povo. Ascurra fez parte da colônia de Blumenau por 15 anos e do município de Indaial por 29 anos.

 

História e Cultura de Ascurra

Ascurra foi colonizada em 1876 por alemães e italianos, determinando os costumes e a religiosidade de toda a região do Vale Europeu. A primeira igreja foi construída em 1912, a Matriz Santo Ambrósio, que apesar de ter passado por algumas restaurações ao longo de sua história, ainda conserva sua forma original.

Matriz Santo Ambrósio

 

Interior da Matriz Santo Ambrósio

 
 

Matriz Santo Ambrósio | Primeira igreja de Ascurra

 
 

Vista aérea da cidade de Ascurra, SC

 
 

Gisella e Fernando em frente à Matriz Santo Ambrósio

A colonização italiana em Ascurra é originária dos arredores de Trento, no Norte da Itália. A cidade é popularmente conhecida como a mais simpática do Vale Europeu. Vale destacar que o nome Ascurra não é italiano e sim espanhol, a cidade recebeu este nome em uma vitória decisiva das forças brasileiras na Guerra do Paraguai, em 1869, em terras paraguaias, local em que existia em monte íngreme denominado Ascurra. Aproveitando as características naturais, o turismo na região é uma forma de promover e impulsionar o crescimento sustentável.

Toda a cultura trazida pela imigração italiana reflete nos costumes e casas da região, que possuem fogões a lenha. Minha nona – termo italiano para avó –  por exemplo, Gertrudes Depiné nasceu em 1932 e representa bem como a cultura italiana reflete em sua casa e seus costumes. Assim como as outras casas da região, minha nona ainda prefere fazer a comida no fogão a lenha, segundo ela a comida fica mais saborosa. Outro utensílio típico italiano que não falta na casa dela é o Parolo, que é uma panela de ferro utilizada especialmente em fogão a lenha para fazer a polenta, comida típica italiana.

 

Colégio São Paulo

Emborra Ascurra tenha sido emancipada em1963, já existiam todas essas construções que podemos ver ainda hoje. Ao lado da Igreja Matriz Santo Ambrósio temos o colégio salesiano São Paulo que foi construído em 1922 por padres salesianos que chegaram em 1916.

Colégio São Paulo

Gisella e Fernando em frente ao Colégio São Paulo

O Colégio São Paulo é uma das construções mais antigas da cidade de Ascurra

 
 
 

O Colégio São Paulo foi construído em 1922 por padres salesianos

Já entre 1940 e 1950 foi realizada toda a parte de dormitórios e refeitórios para atender os alunos que gostariam de seguir a vida salesiana. Em 1960 o colégio já tinha cerca de 300 internos.

 

Vinícola Mondini

Localizada em uma área com muito verde é uma excelente opção para quem deseja degustar um delicioso vinho colonial. O local possui uma vista linda das plantações e um acervo de muitas peças antigas, usadas antigamente para produção de vinho.

Atravessamos a estrada do Bairro Guaricanas para chegar à vinícola Mondini e conhecer um pouco como é produzido o vinho colonial. Aqui os parreirais também se localizam nos morros, assim como na Itália. A colheita nesta região ocorre uma vez por ano, normalmente em dezembro e a produção de vinhos em junho.

Estrada do Bairro Guaricanas para chegar à vinícola Mondini

Vinícola Mondini

Gisella e Fernando no parreiral Mondini

Gisella e Fernando no parreiral 

 

Clésio Mondini e Gisella De Borthole 

 
 

Vinícola Mondini

 
 
 

Gisella e Fernando degustando o vinho e o suco de uva da Vinícola Mondini

Vinhos e sucos Mondini

 

Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do processo de produção do vinho colonial da vinícola Mondini através de Clésio Mondini, que explicou a diferença do vinho colonial para aquele vendido nos supermercados.

Ao final, pudemos degustar o vinho colonial suave de mesa, o suco da uva integral bordô e também o suco da uva rosada.

 

Restaurante da Mariota

Depois fomos até o famoso restaurante da Mariota, muito popular na região porque serve comida italiana em meio à natureza. O cardápio oferece mais de vinte opções diferentes e todos são feitos em fogão a lenha. No entanto, o restaurante abre apenas aos domingos.

Restaurante da Mariota

Restaurante da Mariota ao ar livre

 

O Restaurante da Mariota serve mais de vinte pratos italianos diferentes

 

 

 

E você, conhece ou quer conhecer um pouco da minha cidade? Deixe nos comentários!

 

Confira também o conteúdo dessa matéria no vídeo:

 

Click to rate this post!
[Total: 5 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *