Como viajamos num monomotor de Porto Belo (SC) até Ubatuba (SP)

Olá Sonhadores! Neste post vou compartilhar com vocês mais uma das nossas viagens de monomotor! E nessa viagem até o nosso amado Larry foi junto! Desta vez, o trajeto foi partindo de Porto Belo, em Santa Catarina, até Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Vamos contar como é o trajeto, as cidades pelas quais passamos e todos os detalhes para vocês acompanharem um pouco dessa experiência com a gente.

Também não deixe de conferir os nossos voos para Angra dos Reis e Ilhabela.


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Decolamos do aeroporto Costa Esmeralda que fica em Porto Belo, no litoral de Santa Catarina -do lado de Itapema. O nosso plano de voo inclui uma parada para abastecimento até chegar ao litoral norte de São Paulo, na cidade de Ubatuba. A nossa parada para abastecimento é na cidade de Paranaguá no Paraná.

A gente se organizou para sair de manhã por causa do tempo e, como o tempo estava bom, decolamos pontualmente às 10h da manhã. O tempo previsto para esta viagem é de aproximadamente 3h45, considerando a parada.

Todos protegidos com fone e protetor solar, inclusive o Larry que estava usando seu tampão para ficar tranquilo e protegido por causa do barulho.

Nosso cachorro Larry aproveitando a viagem

Logo que saímos do aeroporto Costa Esmeralda, passamos por Navegantes, que tem um aeroporto com aviação regular e comercial, então, tem que fazer um plano de voo para passar por esta parte pois o Fernando deve comunicar o controle em Florianópolis e também a torre de controle do aeroporto de Navegantes.

Nesse voo, acabamos sobrevoando o litoral de 3 estados: em Santa Catarina, passamos por Itapema, Balneário Camboriú, o Beto Carreiro World que fica em Penha e depois Piçarras e Barra Velha. Santa Catarina é muito conhecida pela praia do Balneário Camboriú, mas tem muitas outras praias!

Super Petrel e o lindo litoral de Santa Catarina

Fomos passar o Natal com a família da Gisella no Sul, o que geralmente fazemos porque nos dividimos entra as famílias no final do ano e combinamos de ir dia 30 e 31 para Ubatuba. Já nesse momento o Fernando começou a pensar no voo, as paradas que iríamos fazer, a meteorologia, o melhor horário, entre outras coisas. Tem que ser tudo muito planejado, inclusive, com o Larry, como a hora ele vai comer e ir ao banheiro, por exemplo!

Como sempre usamos o celular e publicamos Stories durante as nossas viagens, muitas pessoas perguntam se dá pra usar Wi-Fi, mas o que usamos é o 4G do nosso plano mesmo. É mais ou menos como usar o celular na estrada, às vezes tem sinal e outras vezes, não!

 

Sobre o avião

Este é um avião anfíbio, monomotor, para duas pessoas e muito bem equipado, com 3 GPS integrados e o Fernando ainda usa o GPS do aplicativo do celular pela praticidade.

Painel do avião com a nossa GoPro e GPS

O avião é homologado para voo visual e tem todos os equipamentos de navegação para monitorar o voo.

Se você quiser saber mais sobre tudo isso, lá no Canal do AERO o Fernando explica cada um desses equipamentos!

Ao contrário do que muita gente pensa, é uma aeronave muito segura! Inclusive, já falamos disso e sobre o avião no nosso primeiro vídeo e no artigo de como voamos de São Paulo a Santa Catarina, você viu?

Super Petrel visto pela câmera traseira da aeronave

Sobre o voo visual

Outra dúvida que vamos esclarecer é sobre o voo visual que não necessariamente conta com céu azul! Nesse tipo de voo há algumas limitações, como nuvem na vertical em relação ao terreno, nuvens próximas e visibilidade.

Nesse voo, por exemplo, tinha ótima visibilidade, até 5km de visibilidade à frente e as nuvens estavam mais altas do que é o necessário para um voo visual.

 

Parada para abastecimento

A única parada da viagem foi em Paranaguá, no Paraná, para abastecer. Além desta, havia outra opção de parada, mas a gente preferiu Paranaguá era mais perto.

Como lá em Paranaguá não conta com controle de tráfego aéreo, o Fernando tem que coordenar o pouso informando onde estamos e quais as intenções para fazer o pouso com outras aeronaves.

Rápida parada em Paranaguá antes de seguir viagem

Ilha Comprida

Decolando da nossa parada, a gente passa pela Ilha Comprida que, além de realmente comprida é muito bonita: fica um canal de um lado e o mar da praia de outro lado. O mais bacana de se fazer esse voo pelo litoral é justamente a vista lá do alto que é linda!

Bela vista do litoral

Percebemos que passamos praticamente 1h15 de voo cruzando a Ilha Comprida!

Logo depois, passamos por Peruíbe e temos uma curiosidade para vocês! Podemos ver duas ilhas: a Ilha da Queimada Pequena e a outra é a Ilha da Queimada Grande, que é conhecida como Ilha das Cobras. Existem até documentários sobre este lugar, que é inacessível e proibido exatamente devido ao enorme número de cobras que habitam o local.

Quanto custa viajar de monomotor

Muita gente também já perguntou quanto custa essa viagem nesse avião e vamos fazer uma estimativa aqui. Confira!

Para fazer este trecho de Santa Catarina a Ubatuba, teríamos que pegar um avião comercial em Navegantes ou em Florianópolis, chegar em São Paulo e prosseguir de carro até Ubatuba. Vamos supor que a gente gastasse entre R$ 50 e 60 reais pra chegar ao aeroporto, mais uns 400 reais por pessoa de passagem aérea, e mais a passagem do Larry, que sairia uns R$ 200,00 porque ele ia na cabine com a gente. Estimamos também que um carro usaria metade de um tanque de combustível entre SP e Ubatuba, afinal, são 250km, o que ficaria em torno de 120 a 150 reais, dependendo do carro e do tamanho do tanque. Então, estamos falando de aproximadamente um valor entre 1300 e 1500 reais que gastaríamos em um trecho, só a nossa ida!

E de avião monomotor, quanto gastamos?

Sem considerar o custo de manutenção desse avião, que é baixo, nem seu custo mensal, porque podem ter custos fixos e variáveis, considerando apenas a hora de voo, sabemos que gastamos R$ 260,00 de combustível até Paranaguá e gastaremos em torno de 600 reais para fazer o próximo trecho. A nossa estimativa pode ficar entre 800 e 850 reais para fazer esta viagem!

 

Continuando o voo

Já perto do litoral de SP, tem uma hora que parece que o voo está parado… nós avistamos um morrinho e é nele que queremos chegar e, passada meia hora, ainda não chegamos perto do morrinho. Depois que passamos por esse momento parado, já podemos avistar a Praia Grande, que parece um formigueiro de tanta gente! Dá pra notar que a faixa de areia é larga e as pessoas ficam mais perto da água por causa do calor, e dá pra ver o Guarujá no fundo.

Litoral de São Paulo lotado em dia de sol

Em seguida, chegamos na Ilha de São Sebastião, mais conhecida como Ilha Bela, que é o nome da cidade. Para quem não sabe, Ilha Bela é um município, antigamente fazia parte de São Sebastião, mas hoje é independente.

De longe, vemos vários risquinhos brancos, um atrás do outro. É uma região cheia de barcos! Como não existe ponte ligando São Sebastião à ilha, a balsa é a única opção para atravessar e está sempre cheia, principalmente em época de temporada. Outra coisa muito legal dessa região é que tem muitos golfinhos e já tivemos a oportunidade de observar vários deles!

Chegando ao nosso destino, já avistamos a Ilha do Mar Virado, que já é em Ubatuba e, mais à frente, a Ilha Anchieta e vemos o centro da cidade, onde ficam as lojinhas e os restaurantes.

Depois de aproximadamente 3h45 de voo, pousamos no aeroporto de Gastão Madeira, na cidade de Ubatuba!

Chegamos! A viagem foi tão gostosa que nem parece que foram mais de 3 horas de voo

 

Confira abaixo o nosso vídeo do voo de Porto Belo (SC) a Ubatuba (SP):

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