O que Mudou nos Aeroportos brasileiros com a Pandemia

OBS.: Não é hora de viajar e eu não estou incentivando o turismo. Estou apenas mostrando as mudanças do aeroporto e da companhia aérea, a pedido de seguidores, para mostrar os novos cuidados, ou o “novo normal”.

Uma das perguntas mais frequentes em nossas mídias sociais é sobre a coragem em voar depois da pandemia, como está a preparação dos aeroportos e das companhias aéreas para começar a receber os turistas.

Hoje, vamos contar para vocês como é a experiência de voar em meio a pandemia da Covid-19! O trajeto escolhido foi de Guarulhos a Florianópolis, lá em Santa Catarina, com um voo da LATAM.

Os cuidados já começam antes de chegar ao aeroporto, usando máscara o tempo todo, evitando encostar nas coisas ao redor e utilizando álcool em gel para higienizar as mãos várias vezes. Nós temos que fazer a nossa parte, para cuidar da gente e do próximo! Tente não encostar nas coisas para evitar ao máximo algum tipo de contágio.

IMG_7220

Chegando ao aeroporto, o que mais me chamou a atenção é que ele está vazio! De início, parece até que está abandonado. Eu fiquei realmente triste com essa situação, pois o aeroporto, na maioria das vezes, é um lugar onde as pessoas estão felizes, realizando sonhos e, agora, quem está lá é por obrigação, porque precisa mesmo!

IMG_7214-1

A maioria das pessoas que circulam por lá são funcionários do aeroporto, das companhias aéreas e das lojas, vimos poucos passageiros e, na verdade, essa impressão se dá pelo fato de o aeroporto ser realmente grande. Alguns estabelecimentos de alimentos estão funcionando, mas a maioria das lojas está fechada. Outra coisa que reparamos é que tem pouquíssimos voos funcionando! Aquele painel com várias telas que mudavam mostrando os voos e ficávamos alguns minutos para encontrar nosso voo já não é mais assim…

CHECK-IN E DESPACHO DE BAGAGEM

IMG_7218

Mas diversas medidas foram adotadas pra proteger quem vai voar, e isso já notamos no check-in. Na verdade, você deve evitar fazer o check-in no aeroporto. Se puder, faça-o em casa, ou no caminho para o aeroporto pelo seu celular.

Se você tiver que despachar mala, já deixe o ticket da mala comprado para precisar ir até o check-in apenas para despachá-la. No check-in, foram colocadas placas de acrílicos para proteção do viajante e de quem trabalha no aeroporto. A fila do check-in também está com marcação de 1,5m para cada passageiro. Como viajei na semana do dia 04/06, o aeroporto estava bem vazio e não tinha ninguém no check-in.

RAIO X

Ao caminhar para o Raio X, foi notória a quantidade de dispenser de álcool em gel espalhados pelas colunas do aeroporto.

Uma câmera térmica de medição de temperatura foi instalada na entrada do Raio X e você nem precisa parar. Ela consegue medir 500 pessoas em 3 minutos e a temperatura do seu corpo já aparece na tela para o profissional de saúde.

No Raio X , não percebi nenhuma mudança importante, mas logo que você sai de lá tem mais álcool em gel para você se higienizar. Importante falar aqui que notei uma marcação do chão ao sair do Raio X, que é com um QR-Code, e você aponta o seu celular e já aparece o portão de embarque para você. Isso facilita também para não gerar aglomerações ao lado das telas informativas de voos.

IMG_7215-1

EMBARQUE

No embarque, as companhias aéreas estão adotando algumas normas de higiene. Eu viajei de LATAM e acho importante frisar que a experiência foi com essa companhia, porque isso pode mudar de acordo com cada uma delas.

A LATAM não está fazendo serviço de bordo, então, lembre-se de comprar a sua água ou algum snack antes de embarcar!

IMG_6712

Na entrada da aeronave, a fila que se forma já é diferente. Eles chamam um a um e a distância de 2m de cada passageiro precisa ser obedecida. Isso faz com que não gere aquela fila gigante dentro da aeronave.

IMG_6722_

Voei na poltrona do meio, e o avião estava lotado. Como a quantidade de voos entre as capitais está reduzida, isso faz a procura pelos voos ser maior.

Percebi que ninguém se encosta ou, pelo menos, tenta ficar na sua, para se proteger. Senti um clima dentro do avião mais sério e tenso, mas claro, não podia ser diferente!

DESEMBARQUE

Ao desembarcar, outro ponto importante. Os tripulantes pediram para descer uma fileira de cada vez, respeitando da fileira 1 até a última. Não adiantou muito e, infelizmente, as pessoas se levantaram. Acredito que é nesse momento de conscientização que cabe a nós fazermos a nossa parte!

Chegando em Florianópolis, recebi um documento da prefeitura com algumas perguntas sobre meu estado de saúde e segui para pegar a minha mala.

Aqui, outro momento que precisamos prestar atenção e evitar aglomerações: tente ficar mais distante da esteira de bagagem e apenas se aproxime quando vir a sua mala.

Fiquem tranquilos, as cias aéreas e os aeroportos estão fazendo a parte deles e estão preparados para receber quem precisa viajar!

Ficou curioso pra saber como foi essa experiência? Quer saber como foi a viagem e como as pessoas estão se comportando no avião? Contamos tudo no vídeo:

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE: https://bit.ly/2lDOHSN

E acompanhe nosso Instagram: https://bit.ly/2kx3b6w

Click to rate this post!
[Total: 3 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.