O QUE FAZER EM SÃO PAULO 2021

São Paulo é a maior cidade do Brasil, completando em 2021, 466 anos de história e conta com mais de 12 milhões de habitantes. Aqui não faltam lugares culturais incríveis, arranha-céus e espaços verdes ao ar livre. Os sonhadores e amantes da nossa história e cultura, não podem deixar de fazer uma parada no Museu de Arte de São Paulo, na Pinacoteca e no Museu Afro Brasil.  Passear pela famosa Avenida Paulista, procurar mercadorias e apreciar comidas e especiarias no Mercado Municipal e desfrutar das trilhas para caminhada no Parque do Ibirapuera. E, claro, não deixe de reservar um tempo para se maravilhar com uma linda vista da cidade de São Paulo no Edifício Itália. Separamos para vocês os melhores destinos para conhecer em São Paulo.


LOJA SONHO E DESTINO NO SITEhttps://www.ceuazulembarque.com.br/

INSCREVA-SE NO NOSSO CANALhttps://www.youtube.com/sonhoedestino

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/sonhoedestino

HOTEIS: https://bit.ly/3iL5CLS

ALUGUEL DE CARRO: https://bit.ly/35QbYWw

Seguro Viagem: https://bit.ly/2Fnlv7O Código desconto 10%: sonhoedestino


 

Parque Estadual da Cantareira

Uma das maiores florestas urbanas do mundo fica ao norte da cidade de São Paulo e vale a pena ser visitada. Inaugurado em 1962, o Parque da Cantareira possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada em uma região metropolitana. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de Mata Atlântica. O parque assegura a proteção de seus mananciais e abriga espécies animais ameaçadas de extinção, como o macaco bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande. Você terá, ainda, uma vista fantástica da cidade a partir das encostas da Serra Cantareira.

O Parque estadual da Cantareira é todo arborizado e conta com trilhas para caminhadas e ciclismo, além da possibilidade de realizar um piquenique.

Normalmente, o Parque Estadual da Cantareira abre aos finais de semana e feriados. O horário de funcionamento é das 08h00 às 17h00, com acesso à trilha da Pedra Grande até às 15h00.

O valor do ingresso é de R$15 reais. Estudantes com comprovante pagam metade. São isentos: idosos acima de 60 anos, crianças menores de 12 anos, professores da rede pública de ensino e pessoas com deficiência.

Endereço: Rua do Horto 1799, Horto Florestal.

 

MASP | Museu de Arte de São Paulo

Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, este edifício possui vigas vermelhas marcantes e desde 1968 tornou-se uma estrutura de referência no Brasil.

O MASP concentra muitas obras de arte excelentes para admirar. Muitos dos grandes artistas europeus estão aqui: de Tintoretto a JMW Turner, dos impressionistas franceses a El Greco e Goya. E, claro, a arte brasileira e sul-americana também está muito bem representada.

Endereço: Avenida Paulista 1578, Bela Vista

 

Mercado Municipal de São Paulo

Mercados locais surgem em todos os subúrbios de São Paulo, mas um que você definitivamente deve visitar é o grande Mercado Municipal perto da estação da Luz. Apelidado de Mercadão, localizado na Rua Cantareira, no Centro Histórico da capital paulista, repleto de opções de lazer e comércio, o edifício reúne comerciantes de todos os cantos da cidade.

Com oito décadas de história, foi inaugurado em 1933, vindo a substituir o antigo Mercado Central, que funcionava a céu aberto na Rua 25 de Março.

A variedade de produtos é notável, desde hortifrutigranjeiros e especiarias até refeições e lanches, como o tradicional sanduíche de mortadela ou o pastel de bacalhau. Com tanta fartura o Mercado Municipal de São Paulo é um grande espaço gastronômico e referência mundial.

A arquitetura é marcada por colunas, abóbodas e vitrais, sendo que este espaço foi idealizado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo, responsável também pelo Teatro Municipal e pela Pinacoteca.

O Mercadão funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingos e feriados, das 6h às 16h | Tel.: (11) 3313-3365.

Endereço: Rua de Cantareira 306, Centro

 

Museu do Futebol

Se você gosta de futebol, este museu irá encantá-lo. Faz parte do Estádio do Pacaembu e ocupa uma área de 6,9 mil metros quadrados embaixo das arquibancadas do estádio.

O Museu do Futebol é um dos pontos turísticos mais visitados em São Paulo. O espaço é repleto de fotos, telas, jogos interativos, além disso você pode assistir a filmes e documentários que mostram os grandes heróis e vitórias do futebol brasileiro.

Para acompanhar os valores dos ingressos e horários de visitação clique AQUI | Tel: 11 3664-3848

Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo

 

Avenida Paulista

Muitas vezes referida como a resposta de São Paulo à Times Square de Nova York, a Avenida Paulista representa o centro moderno da maior cidade do Brasil. A via pública de 2,7 quilômetros liga os bairros ao sul da Vila Mariana e do Paraíso ao centro antigo e à zona oeste da cidade, o que significa que quase todos os visitantes de São Paulo passarão pelo menos algum tempo na Paulista.

Na década de 1890, os barões do café de São Paulo buscaram expandir o centro da cidade. Cansado de morar nos centros apertados, movimentados e excessivamente caros de Campos Elíseos e República, o engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima foi contratado para construir uma vasta rua residencial na parte mais alta da cidade, conhecida como “Serra de São Paulo”. Essa nova via foi voltada para a população local, ganhando o nome de Avenida Paulista.

Inaugurada em 1891, a Avenida Paulista logo começou a se encher de casarões de médio porte, alguns dos quais ainda existem, como a residência da família Franco de Melo no número 1919, ou a escola estadual Rodrigues Alves, projetada por renomado arquiteto brasileiro.

Após o colapso da indústria do café e a Segunda Guerra Mundial, o Brasil como um todo foi forçado a passar por mudanças drásticas. A cidade de São Paulo se tornou mais industrializada e urbana. Na Avenida Paulista, mansões foram derrubadas para dar lugar a grandes prédios de apartamentos e complexo de escritórios. O que antes era uma avenida residencial rapidamente se tornou um movimentado centro vertical da indústria.

A maioria dos marcos mais famosos da Avenida Paulista foram construídos durante este período. Primeiro veio o Conjunto Nacional, um dos primeiros edifícios modernos multiuso da cidade, projetado pelo arquiteto David Libeskind na década de 1950. Após a conclusão, o complexo foi aberto ao público, além de abrigar apartamentos, escritórios e um shopping center, também se localiza no endereço a maior livraria da América Latina, a Livraria Cultura.

Nas décadas de 80 e 90, a Avenida Paulista consolidou-se como um novo centro de São Paulo, com grandes bancos como Safra e Citibank construindo ali suas sedes, além da inauguração de uma nova linha do metrô logo abaixo da própria avenida. À medida que o centro antigo começou a decair, a Avenida Paulista tornou-se a avenida mais importante de uma cidade de 12 milhões de habitantes.

São muitos lugares incríveis que você poderá encontrar na Avenida Paulista, não deixe caminhar e apreciar um pouco da agitação desta grande cidade brasileira.

 

Museu de Arte Moderna

Não confundir com o MASP que fica na Avenida Paulista, o Museu de Arte Moderna fica um pouco mais à frente – sob a marquise do Parque Ibirapuera – em um edifício inserido no conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer em 1954 e reformado por Lina Bo Bardi em 1982.  Esta é uma galeria menor e frequentemente exibe artistas desconhecidos mais jovens do Brasil e da América do Sul, embora artistas famosos também apresentem suas obras aqui.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Moema

 

Edifício Itália

Se você quer ter a melhor vista de São Paulo, não deixe de conferir o Edifício Itália – cujo nome oficial é Circolo Italiano – com 46 andares. Construído em 1956, este edifício foi por muito tempo o maior edifício da cidade de São Paulo, com 165 metros – hoje, é o segundo maior.

Com sua vista de 360º da cidade de São Paulo, você pode contemplar um lindo pôr do Sol ou jantar no luxuoso restaurante que o Terraço Itália proporciona. Embora o menu não seja barato, a experiência é realmente única.

Endereço: Avenida Ipiranga 344, República, Centro

 

Catedral Metropolitana de São Paulo

A história da Catedral de São Paulo remonta a 1589, quando se decidiu que uma igreja matriz seria construída na pequena vila de São Paulo. Esta igreja, localizada no local da atual catedral, só foi concluída por volta de 1616. São Paulo tornou-se sede de diocese em 1745, e a antiga igreja foi demolida e substituída por uma nova, construída em estilo barroco, que foi concluída em torno de 1764. Essa modesta igreja seria a Catedral de São Paulo até 1911, quando também foi demolida. A atual catedral teve início em 1913 e foi construída por Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo.

Depois de um longo período de degradação, a Catedral da Sé foi totalmente renovada entre 2000 e 2002. Para além da reparação do edifício, foram concluídos muitos pináculos sobre a nave e as torres. Os planos de construção originais de 1912 foram encontrados no interior do edifício, permitindo uma restauração fiel.

A Catedral é a maior igreja da cidade de São Paulo: 111 metros de comprimento por 46 metros de largura, com as duas torres de flanco atingindo 92 metros de altura. Embora o edifício de forma geral seja neogótico, a cúpula é inspirada na cúpula renascentista da Catedral de Florença.

Endereço: Praça da Sé – São Paulo

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h às 13h.

 

Feiras Livres

As feiras livres existem tradicionalmente na cidade de São Paulo desde meados do século XVII. Com uma grande variedade de artigos hortifrutigranjeiros, pescados e os tradicionais pastéis.

Gravamos um vídeo muito legal com a participação do Grande Bonera, em que mostramos um pouco da feira livre mais próxima da nossa casa, não deixe de conferir: 

Parque do Ibirapuera

Considerado um dos melhores parques urbanos do mundo, o Parque do Ibirapuera em São Paulo é um espaço de paz e sossego em meio à agitação desta megacidade. Com arquitetura impressionante e paisagismo deslumbrante, o Ibirapuera é parada obrigatória para qualquer turista que visita a cidade, seja para visitar seus diversos museus ou dar um relaxante passeio de bicicleta em volta de seus lagos. O mundialmente famoso Oscar Niemeyer foi encarregado do projeto da arquitetura do parque. Foi inaugurado em 1954, durante as comemorações de 400 anos de São Paulo.

21-01-2015 – São Paulo – Parque do Ibirapuera. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O Parque do Ibirapuera foi projetado com uma área de 158 hectares, incluindo uma série de espécies de árvores exóticas e dois vastos lagos artificiais. Hoje, o parque abriga cerca de 120 espécies de pássaros, incluindo variedades incomuns, como cardeais, tiranos-mascarados e o tordo-de-barriga-vermelha. Os visitantes podem participar de passeios guiados de observação de aves no parque.

Endereço: Avenida Pedro Alvares Cabral

 

Pinacoteca

A Pinacoteca é uma das instituições de arte mais antigas do Brasil. Abriga pinturas, esculturas e outras obras de arte do século 19 até os dias modernos. Fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o museu de arte mais antigo da cidade. Está instalado no antigo edifício da Escola de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo Escritório de Arquitetura Ramos de Azevedo. Na década de 1990 o edifício passou por uma grande reforma planejada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O acervo original da Pinacoteca era formado por 26 obras do então Museu do Estado, hoje Museu Paulista da Universidade de São Paulo. A Pinacoteca passou seus primeiros 100 anos reunindo obras de arte e construiu uma coleção significativa que atualmente possui cerca de 9.000 obras de arte em seu acervo.

Se você quer conhecer um pouco da história da arte brasileira e se manter sempre alerta com exposições de vanguarda, este é o lugar certo.

Endereço: Praça da Luz, 02

 

Museu AfroBrasil

Situado no Parque Ibirapuera, este museu enfatiza quão importante é o papel da cultura africana na vida brasileira. O Museu Afro Brasil apresenta mais de 6.000 obras de arte que destacam “a perspectiva africana na formação do patrimônio, da identidade e da cultura brasileira”, segundo seu site. Esculturas, gravuras, documentos, pinturas e muito mais estão em exibição no museu. A coleção do terceiro andar mostra especificamente vários séculos de imigração africana na América do Sul.

Endereço: Av Pedro Alvares Cabral, Parque Ibirapuera

 

Beco do Batman

Beco do Batman

Beco do Batman é uma área próxima à Vila Madalena em São Paulo onde três becos se cruzam. Cada centímetro de parede no denso cruzamento urbano está coberto de grafite e as peças se estendem até as calçadas. Artistas de rua renomados não só do Brasil, mas também de outras partes do mundo são atraídos por este santuário do grafite e vêm deixar suas marcas.

A tradição da arte de rua no local começou nos anos 80, quando apareceu o primeiro desenho do super-herói da DC Comics, Batman. Logo mais estava por vir, com estudantes de belas artes pintando imagens cubistas e psicodélicas ao longo das longas paredes.

Hoje, a área continua a existir em um estado de fluxo, com peças antigas desaparecendo à medida que novas pinturas são criadas em cima delas, sempre com a permissão do artista anterior. Essa constante transformação torna cada visita ao Beco do Batman uma experiência nova e emocionante.

Endereço: fica entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Gonçalo Afonso, na Vila Madalena

 

Bairro da Liberdade

É considerado o bairro japonês de São Paulo, embora hoje haja mais chineses e coreanos do que japoneses nesta região. E a maioria das pessoas nem sabe que esta é a maior comunidade de japoneses fora do Japão.

Hoje, a Liberdade é um bairro realmente turístico de São Paulo onde as pessoas vêm comer comida japonesa, fazer compras nas inúmeras lojas orientais e se divertir nos karaokês que existem por lá.

Se você procura comida oriental em São Paulo, a Liberdade é perfeita para você. Liberdade está repleta de ótimos restaurantes japoneses, coreanos e chineses onde você pode saborear pratos orientais sem sair de São Paulo. Às vezes você vai se deparar com algumas pessoas que nem falam português ou inglês.

Além disso, na Liberdade você também encontra a Casa de Portugal, lar dos imigrantes portugueses no Brasil. O prédio é lindo e tem uma enorme biblioteca voltada para a literatura portuguesa.

 

Farol Santander

Uma visita ao centro financeiro de São Paulo com minha amiga Emilim Schmitz foi mais uma oportunidade de aprender sobre São Paulo. O Farol Santander nada mais é do que o antigo prédio do Banespa,  localizado no centro de São Paulo, ao lado do Mosteiro de São Bento, e conta com um grande acervo fixo e com algumas obras em exibição por tempo limitado.

Tornou-se um centro de cultura, entretenimento e lazer. Ao se aproximar do Farol Santander, você notará que o edifício tem um estilo “Empire State Building”. A grandiosidade de Nova York dos anos 1940 e 1950 se torna um tema recorrente por dentro.

Símbolo de uma época em que a capital paulista se tornou metrópole, o prédio começou a ser construído em 1939, ficando pronto apenas oito anos depois, em 27 de junho de 1947.

Com 35 andares e 161 metros de altura, foi considerada a maior construção de concreto armado do mundo, e por quase 20 anos foi a mais alta de São Paulo. Em 2000, o prédio foi incorporado ao patrimônio do banco espanhol Santander, que adquiriu o Banespa. Em 2014, a construção foi tombada pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. A bandeira do estado de São Paulo acompanha o mastro do alto do prédio, que ainda guarda um farol.

 

No 5º andar, os visitantes poderão conferir os retratos pintados dos ex-presidentes do Banco Agrícola antes de se tornar Banespa, e posteriormente Santander. A experiência é única em que você é transportado no tempo com réplicas de ambientes de escritório incluindo os móveis vintage usados ​​nas reuniões da diretoria do Banespa.

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo.

 

Centro de Informações Turísticas

Dica: se você quiser saber mais sobre São Paulo com especialistas locais, não deixe de dar uma passadinha nos Centro de Informações Turísticas – com atendentes que falam português e inglês.

Veja alguns endereços destes centros:

Praça da República

Praça da República, s/ns – Centro. Diariamente das 9h às 18h. Próxima à estação de metrô República.

Mercado Municipal

Rua da Cantareira, 306 – Centro.

Mercado Municipal de São Paulo. Rua E, Portão 04. Segunda à sábado das 8h às 17h e domingo das 7h às 16h.

 

Terminal Rodoviário do Tietê

Avenida Cruzeiro do Sul, 1800 – Canindé.

Terminal Rodoviário Tietê, área de desembarque. Diariamente das 6h às 22h. Próxima à estação de metrô Tietê.

 

Av. Paulista

Avenida Paulista, 1.853 – Bela Vista.

Dentro do Parque Mário Covas. Diariamente das 9h às 18h. Próxima à estação de metrô Consolação.

 

São Paulo está na sua lista de visitas? Eu adoraria saber sua opinião!

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *