O QUE FAZER EM PRAGA 2020 | ROTEIRO DE 2 DIAS PELA CIDADE

A República Checa é um país relativamente novo – fundado em 1993 – mas com mais de mil anos de história. Antes essa região era conhecida como Checoslováquia, um país que surgiu da união dos povos checos e eslovacos, e foi fundado em 1918, após a queda do império Austro-húngaro com o fim da primeira guerra mundial. Então, em 2018 a Checoslováquia completou apenas 100 anos, mas esta região tem muita história. Ao caminhar pela cidade de Praga se vê muito dessa memória espalhada pelos castelos, muralhas e igrejas que compõem a paisagem da cidade.


Não deixe de conferir abaixo alguns sites de reservas que selecionamos para vocês:

HOTEIS: https://bit.ly/3iL5CLS

CARRO: https://bit.ly/35QbYWw

Seguro Viagem: https://bit.ly/2Fnlv7O Código desconto de 10%: sonhoedestino


Outro marco para esse país foi a sua entrada para a União Europeia em 2004, sendo que hoje Praga além de ser a capital e a maior cidade da República Checa, também é a décima quarta maior cidade da União Europeia e patrimônio cultural mundial pela UNESCO desde 1992. Visitamos a cidade de Praga e, claro, é impossível conhecer tudo num só dia, por isso selecionamos alguns dos melhores pontos turísticos da cidade neste post. Mas recomendamos a você que está indo conhecer a belíssima capital da República Checa, que reserve ao menos dois dias para conhecer essa pérola no interior do continente europeu.

Praga, a belíssima capital da República Checa

 

COMO CHEGAR A PRAGA

Uma pergunta que sempre recebemos de nossos leitores é como chegar a determinado destino. Infelizmente não existem voos diretos do Brasil para a República Checa, da qual Praga é a capital. Nós optamos pela Royal Air Marrocos para vir à cidade. O voo saiu de São Paulo e sua primeira conexão foi em Casablanca, no Marrocos, passamos em Lisboa e, por último, chegamos a maravilhosa cidade de Praga. A viagem dura em torno de 15 horas, porém a duração da viagem pode variar bastante de acordo com o número de paradas antes de chegar ao destino final.

Palácios, Castelos e Catedrais compõem o visual da parte antiga da cidade de Praga

 

RIO MOLDAVA E AS PONTES DE PRAGA

Praga é cortada pelo rio Moldava, o maior da República Checa, e a cidade é dividia entre os dois lados do rio com 16 pontes ligando as duas margens, a sua maioria em estilo antigo decorada com esculturas em arte barroca.

Quando viemos aqui pela primeira vez em 2011 o passeio de barco pelo rio Moldava já era uma atração muito conhecida na cidade, hoje a atividade se intensificou ainda mais, sendo que esta região da cidade foi apelidada de a Veneza de Praga. São passeios bem tranquilos e uma ótima oportunidade para tirar lindas fotos da cidade.

Passeio de barco pelo rio Moldava | Uma ótima opção para tirar fotos da cidade
Rio Moldava com a ponte Carlos ao fundo
Ponte Carlos é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade
 

 

TRANSPORTE PÚBLICO EM PRAGA

Em Praga, uma boa opção para se locomover pela cidade é o táxi, mas os aplicativos também estão disponíveis. Como em muitas cidades europeias, aqui você também vai encontrar aquele bondinho passando por entre as ruas e que também é uma ótima opção para deslocamentos mais curtos entre os bairros. Praga tem mais de 1 milhão de habitantes, conta com um eficiente sistema de metrô e ônibus para caso precise fazer um deslocamento mais longo pela cidade. Mas, no geral, Praga não é uma cidade muito grande, então você não terá dificuldades para se locomover bem.

Bondinhos | muito comuns nas capitais europeias

Passeio em um conversível antigo também é uma opção na cidade

 

PONTE CARLOS EM PRAGA

A ponte Carlos é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Ela é a única das 16 pontes da cidade em que o tráfego é permitido apenas aos pedestres e auxilia a unir as duas partes de Praga sobre o rio Moldava. Carlos IV, ou simplesmente Carlos, foi um Imperador Romano-Germânico nascido na cidade no século XIV, que estabeleceu em Praga a capital de seu império. Isso levou ao florescimento da cidade e a grandes contribuições em sua arquitetura que vemos até hoje, como a Catedral de Praga, a ponte que leva o seu nome e as muralhas que protegiam a cidade em tempos antigos de invasores.

Ponte Carlos | Um dos Cartões Postais de Praga

 

CENTRO ANTIGO DE PRAGA E PRAÇA CENTRAL

Cruzando a ponte Carlos vamos agora visitar o centro antigo da cidade. O centro é a parte mais turística da cidade com várias atrações, como feirinhas, ótimos restaurantes e lojas de souvenires. Praga é reconhecida pelos seus antigos monumentos muito bem preservados, em parte devido ao fato de que não foi destruída por bombardeios durante a segunda guerra mundial.

O centro da cidade tem vários pontos turísticos importantes como a catedral que foi fundada no século XIV, inicialmente como uma catedral protestante e depois com a influência católica no império austro-húngaro acabou se tornando católica, o que permanece até os dias atuais.

Catedral de Praga ao fundo
Catedral de Praga fundada no Séc. XIV
 

 

Acredito que parte da beleza da praça central está no fato de que você pode observar, em um mesmo local, uma arquitetura que vai do século XIII até o século XX. E esse local também é de grande importância para a história dos judeus na região. Conta a lenda que foram os judeus que fundaram Praga e foi aqui que começou justamente o bairro judeu onde eles viviam livremente até o séc. XIII. Foi nesse período que um comitê católico decidiu que os judeus eram os responsáveis pela morte de Cristo e por isso seriam confinados a viver em um bairro específico da cidade,  tendo permanecido nesta condição até o séc. XVIII. Ainda hoje o local é o centro da comunidade judaica da cidade e, se antes era um bairro pobre, hoje são as ruas mais luxuosas de Praga, com vitrines de marcas famosas que lhe renderam o apelido de “a Paris de Praga“.

Por último, talvez o ponto turístico mais famoso da cidade: o Orloj, um relógio astronômico medieval construído junto à parede da Prefeitura Municipal da Cidade Antiga. A tradição popular conta que ele foi construído por um relojoeiro que, após a conclusão da obra, foi cegado para que nunca mais pudesse repetir tal feito. Outro ponto interessante é que na época de sua construção ainda se acreditava na teoria de que a terra era o centro do universo. Logo, ele foi construído de uma forma que a lua e o sol orbitavam a terra. O relógio se encontra na antiga prefeitura da cidade e a subida à torre é aberta a visitação e custa entre 100 a 120 coroas checas (em torno de cinco dólares).

Praça Central de Praga | Arquitetura do século XIII ao século XX
 
A Praça Central de Praga é um ponto turístico bastante movimentado na cidade
 

 

PAREDE DE JOHN LENNON

Caminhando pelo centro antigo de Praga outro ponto turístico que vale a visita é a chamada de parede de John Lennon. Essa parede começou a ser pintada em 1980 com a morte do Beatle, ainda na época do comunismo no país. Sob o regime autoritário, a parede se tornou uma forma de protesto e um símbolo de liberdade e amor contra a opressão vivida naqueles anos. Com isso, a parede foi pintada diversas vezes de branco pelo regime soviético e as pessoas que tentavam deixar sua mensagem sobre ela eram detidas. De qualquer forma, isso não impediu que ela sempre estivesse colorida e com frases de esperança.

Parede de John Lennon | Criada em 1980 com a morte do Beatle
Parede de John Lennon | Ainda sob regime comunista a parede era um símbolo de liberdade
Parede de John Lennon | Embora tenha sido apagada diversas vezes, muitos contribuíram para o seu retorno
 
 
 
 
 

 

ALMOÇO EM PRAGA NO PILSNER URQUELL ORIGINAL RESTAURANT

Para continuar o nosso passeio por esta linda capital europeia, vamos conhecer um pouco da deliciosa culinária regional no restaurante Pilsner Urquell Original. Para o prato principal, o Fernando escolheu uma versão local do goulash, que é um prato originário da Hungria, mas que possui uma releitura diferente aqui na República Tcheca. Enquanto o prato húngaro é mais uma espécie de sopa, aqui ele se torna um prato de carne assada acompanhado de molho e pão. Já a Gisella pediu um Svíčková – leia-se svitchcová- que é um prato a base de carne bovina com molho adocicado, acompanhado também de pão que, aqui em Praga, é como se fosse o nosso arroz, pois ele acompanha quase todos os pratos. Na maioria dos casos o pão que acompanha as refeições é o knedlík, uma espécie de pão feito de outros pães, cozido a vapor e sem casca.

Delicioso almoço no Pilsner Urquell Original Restaurant
Cardápio com opções da cozinha local 
Goulash ao Estilo da República Checa
 
Svitchcová (Svíčková) | Delicioso prato a base de carne bovina e molho adocicado

 

PALÁCIO DE WALLENSTEIN

Outra parada obrigatória na cidade é o Palácio de Wallestein. O lugar é muito bonito e agradável especialmente para casais que querem um lugar tranquilo para passear. O jardim, em estilo italiano, e o palácio foram construídos no século XVII pelo Duque Albrecht von Wallenstein com o objetivo de ofuscar o castelo de Praga, permanecendo em sua família até 1945. Após esse período, o palácio tornou-se propriedade do estado e hoje abriga o Senado da República Checa. O local do estábulo, antiga escola de equitação, hoje é utilizado como uma filial da Galeria Nacional de Praga.

A história do Duque Wallenstein e de seu palácio denotam o desejo de demonstrar seu poder e status. Embora sua construção não tenha conseguido superar o castelo de Praga em tamanho, conseguiu rivalizar com este em termos de beleza e arquitetura.

O palácio é aberto ao público, inclusive utilizado para shows e outros eventos, embora o seu interior só possa ser visitado aos finais de semana devido ao funcionamento do Senado no local. Assim, durante a semana, aqueles que vierem para cá só poderão visitar os jardins do palácio, mas esta visita já vale a pena. O jardim tem um estilo italiano barroco e possui um lago com lindas carpas e pavões soltos pelo local. Outro ponto que chama atenção é uma parede toda decorada de estalactites artificiais e entre elas é possível ver pequenas janelas por onde os guardas faziam a vigilância do palácio.

PALÁCIO DE WALLENSTEIN | Criado no séc. XIV para rivalizar com o Castelo de Praga
PALÁCIO DE WALLENSTEIN | Um ótimo lugar para um passeio romântico
PALÁCIO DE WALLENSTEIN | O local também conta com um tranquilo lago
PALÁCIO DE WALLENSTEIN | Jardins do palácio estão abertos todos os dias da semana
 
 
PALÁCIO DE WALLENSTEIN | Curiosa parede de estalactites artificiais ao fundo
PALÁCIO DE WALLENSTEIN | Local ainda conta com uma filial da Galeria Nacional de Praga

 

PARQUE LETNA

Depois de um dia passeando por Praga a dica é ir ao Parque Letna, o maior parque da cidade, para apreciar o pôr do sol em uma das mais belas vistas da região. Construído em um planalto, a localização do Letna oferece um panorama incrível da parte antiga de Praga e é possível compreender porque ela é conhecida como a cidade das cem torres. De fato, há uma infinidade de torres antigas nesta parte da cidade. Outro fato interessante é que nesta parte de Praga não foi permitida a construção de prédios com mais de cinco andares. Desta forma, a paisagem do local se manteve intacta com o decorrer  dos anos, com prédios da parte nova apenas ao fundo, não atrapalhando o visual  desta linda metrópole europeia.

Parque Letna | Uma linda vista da cidade
 
Parque Letna | Vista para as pontes de Praga
Parque Letna | Uma ótima opção no por do sol
 
 
 
 

 

REFEIÇÃO NO PILZENSKÁ RESTAURACE

O restaurante Pilzenská Restaurace foi o melhor que visitamos em Praga. Gostamos tanto que fizemos um vídeo apenas para contar a nossa experiência por lá! São tantos pratos lindos e gostosos, não deixe de conferir a nossa experiência por lá nas fotos e vídeo abaixo:

Pilzenská Restaurace | O melhor restaurante da Rep. Checa
Pilzenská Restaurace | Muitas ótimas opções de comida local
 

 

 

DICAS GERAIS DE PRAGA

A cidade de Praga é bastante turística especialmente no centro antigo, pela ponte Carlos, pelo Relógio astronômico entre outros lugares. Mas a gente sempre gosta de mostrar aqui, no Sonho e Destino, os lugares que fazem parte do dia a dia do morador local. Um lugar para conhecer o cotidiano de um cidadão de Praga é o bairro de Andel. É um lugar muito legal para os turistas saírem um pouco do centro histórico e de toda aglomeração, e vir aqui para ter uma experiência diferente. Então vale a pena você dar uma passadinha neste local para conhecer esse “outro lado” da cidade.

Outra dica importante é que, embora o país faça parte da União Europeia, não usa o euro como moeda. A moeda da República Checa é a coroa Checa, em que um euro vale em torno de vinte e cinco coroas Checas. Para o real brasileiro, um real vale em torno de cinco coroas Checas. A dica é que embora você possa trocar o euro com facilidade na cidade, vale mais a pena você sacar diretamente em uma das máquinas da ATM. Embora as taxas do cartão possam ser altas, você perde menos do que trocar o real pelo euro e depois pela coroa Checa, pois neste caso você acaba perdendo duas vezes ao realizar a troca.

Outro ponto que vale a pena prestar a atenção é que a água, especialmente nos bairros turísticos, é muito cara! Pagamos quase o equivalente a 10 reais por uma garrafa pequena. A água aqui chega a ser mais cara que refrigerante e, também, mais cara que a cerveja. Para quem gosta de beber cerveja isso pode não ser um problema, mas para quem caminha muito pelo centro da cidade e precisa de muita água pode acabar pesando no bolso. A dica então é comprar água nos supermercados locais em bairros como, por exemplo, o Andel.

Outro detalhe que você tem que conferir antes de vir à Praga é o clima. Em setembro o clima é ameno, entre 20 e 22 graus, embora em um dos dias em que estivemos aqui chegou aos 30 graus. Por ser um país no interior do continente europeu e assim não ser banhado pelo oceano, a República Checa atinge os extremos de temperatura no verão e inverno europeu. Sendo assim, muito quente e abafada no verão e com um inverno bastante rigoroso.

Com relação ao idioma, não tente entender checo, pois é praticamente impossível! Mas você vai conseguir se virar bem apenas falando inglês. Também não espere a receptividade brasileira por aqui, eles não são tão simpáticos ou afáveis como os brasileiros, principalmente na área turística.

Aqui no Sonho e Destino nós também sempre gostamos de falar de gastronomia, que é a base da cultura de um lugar. A comida da República Checa é muito boa, mas vale a pena pesquisar, uma vez que os preços dos restaurantes aqui são, de forma geral, caros.

Por último não deixe de conferir o site de turismo de Praga, você consegue verificar os horários e a disponibilidade das atrações que deseja visitar. Confira abaixo o site de turismo da cidade de Praga. Vale a pena verificar a disponibilidade dos passeios e lugares turísticos antes da visita.

Site do turismo em Praga: https://bit.ly/2Vq6usY

 

Confira também todo o conteúdo dessa matéria nos vídeos:

 

Click to rate this post!
[Total: 3 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *