O que fazer em AROUCA | Portugal

Arouca é uma pequena cidade localizada a apenas 60 km da cidade de Porto, em uma viagem de menos de uma hora de duração. O local é perfeito para os amantes da natureza que querem fazer um bate volta da cidade portuguesa. Famosa pelo seu Geoparque, Arouca oferece diferentes atividades para todos, desde esportes radicais até passeios por tranquilas vilas antigas. Confira aqui nossas dicas sobre o que fazer por lá!


Não deixe de conferir abaixo alguns sites de reservas que selecionamos para vocês.

Hospede-se no nosso hotel em Castelo de Paiva – Douro SPA Hotel e SPA 41: http://bit.ly/HotelDouro

Se hospede no nosso hotel em PORTO: Cocorico LuxuryGuestHouse http://bit.ly/2MXz3wS

Seguro viagem: http://bit.ly/2ZJUYLS | Basta usar o código de desconto: sonhoedestino


A charmosa cidade de Arouca/Portugal

 
 
 
 
 

 

AROUCA GEOPARQUE OU GEOPARK

O Arouca geoparque é reconhecido desde 2009 pela UNESCO como Patrimônio Geológico da Humanidade sendo um verdadeiro museu geológico a céu aberto! Com 41 geossítios (locais de interesse geológico) em uma área de 328km², o Arouca Geopark destaca-se tanto do ponto de vista científico como turístico. Lá além de percorrer as trilhas você também pode se aventurar nos rios da região praticando canyoning, caiaque ou rafting! Alguns pontos mais conhecidos são o Granito Nodular da Castanheira, os Trilobitas Gigantes de Canelas e os Icnofósseis do Vale do Paiva.

Arouca Geopark | Portugal

Lá você também pode apreciar a deliciosa culinária da região. Paramos na Quinta de Pedrogão, um restaurante que funciona apenas com reserva, logo você não será atendido se não se programar antes. O espaço é bem pequeno e tudo o que é servido no restaurante é produzido nesta fazenda. Interessante notar que quando você faz a reserva já escolhe seu prato, então quando você chega só precisa escolher a bebida. Na entrada foi servida uma broa de milho bem típica de Portugal, acompanhada de um dos melhores azeites que já experimentei.

Restaurante Quinta do Pedrogão

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Um fato interessante é que os restaurantes de Arouca têm um certificado de geofood, o que significa que os alimentos servidos são plantados e produzidos no local. Outra curiosidade é que o vinho tinto verde que experimentamos, assim como a comida, também é produzido na Quinta de Pedrogão e leva o nome de Antonio Lacerda do Vale Quaresma, que é o dono do restaurante. No local experimentamos um delicioso petisco de truta.

Continuamos nosso passeio pela Vila de Arouca, que para nossa surpresa estava em festa. Era época da Feira da Colheita, uma festa tradicional que teve início nos anos 50, pouco após a Segunda Guerra Mundial.

 

MOSTEIRO DE AROUCA

Outro ponto turístico famoso na cidade é o Mosteiro de Arouca. Fundado no século X pela comunidade de São Bento de Núrsia ele está aberto à visitação com visitas guiadas para conhecer a história deste importante monumento da cidade. A região é rica em granito e por isso todo o mosteiro foi construído deste resiste material, sendo a maior construção deste tipo em toda península ibérica. Outro fato interessante é que devido a importância do local, o rei D. Sancho I, que foi o segundo rei de Portugal no século XIII, pediu que sua filha Mafalda fosse enterrada aqui. Ao entrar no mosteiro você pode visualizar o seu túmulo à direita do altar principal.

Mosteiro de Arouca

 
 
 
 
 
 
 
 

 

Fomos convidados a conhecer o segundo andar do Mosteiro, uma oportunidade para conhecer o órgão do mosteiro de perto. O imponente instrumento foi construído em 1743 e foi restaurado recentemente em 2008, tendo com o objetivo manter todas as características do original, inclusive o sistema de alavancas que conhecemos e fazem ele funcionar. No entanto, este órgão não é apenas um instrumento, ele traz muita história consigo inclusive com uma história própria sobre a sua construção. Segundo dizem, nenhum órgão é igual a outro, então Ivo, o organista do mosteiro, nos apresentou composições de estilos diferentes que exploraram diferentes funções do órgão. Um fato que nos chamou a atenção foi que as partes do órgão que ficavam em um nível mais elevado do instrumento eram de notas mais agudas e angelicais. Já no meio encontram-se os tons mais graves. Por último, na parte mais baixa do órgão, existem diversos tubos e o som é mais metálico, semelhante a um trompete. Ao todo o órgão possui mais de 1300 tubos. Foi realmente uma experiência muito interessante poder ver o funcionamento deste instrumento tão antigo e compreender como ele funciona. Ao final da visita foi servido um delicioso café com receitas do próprio mosteiro.

E depois de tantos passeios, tantas atividades, felizmente os pratos de Arouca são uma dádiva de Deus! Não se esqueça que o povo deste lugar tem um paladar muito requintado! São muitos os restaurantes onde pode saborear os deliciosos pratos da Região. Dê asas aos seus sentidos: comece com a linguiça picante, o presunto e a morcela. Então … o prato principal.

 

GASTRONOMIA DE AROUCA

A região de Arouca ficou conhecida em tempos antigos por ser uma região de caça e por isso sugiro os pratos clássicos de carne de caça na cidade. Para a sobremesa uma boa pedida é o delicioso pão de ló da Arouca, que é um pão de ló diferente, bastante úmido e fofinho. Outra ótima pedida na cidade são as castanhas, os pudins, as roscas, o pão de São Bernardo ou as pedras parideiras (biscoitos inspirados no fenômeno geológico). Uma verdadeira delícia!

RESTAURANTE DO PEDROGÃO

Almoço entre R$ 60 e R$ 80 Reais.

Endereço: 4540-445 Arouca, Portugal

MOSTEIRO DE AROUCA:

Endereço: Largo Santa Mafalda, 4540-101

 

Confira também todo o conteúdo dessa matéria no vídeo:

Click to rate this post!
[Total: 2 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.