Guia de Singapura 2 | Clima, Moeda, Gastronomia, Sentosa e Jurong Bird Park

Singapura é uma cidade e também um país como nenhum outro! Localizada no extremo sul da Malásia, esta cidade-estado é uma bela mistura das culturas malaia, indiana, chinesa, árabe e inglesa que formaram esta bem sucedida nação! Esta mistura rendeu a cidade uma enorme variedade de experiências culinárias deliciosas e uma vida noturna agitada. Singapura, sendo uma das cidades mais ricas e tecnológicas do mundo vai proporcionar a você um tipo de experiência bem diferente daquela que você poderia esperar em outros países do sudeste asiático como Tailândia, Vietnã e Camboja. Por ser uma cidade turística e multicultural, a maioria dos habitantes locais é fluente em inglês e em alguma outra língua como o mandarim ou o malaio, já que o país fez parte da Malásia nos anos 60.

Gastronomia de Singapura – Uma paixão nacional

Não deixe de conferir os nossos demais guias de Singapura:

Guia gastronômico de Singapura

Guia de Singapura 1 | História, Marina Bay, Merlion, transporte na cidade

Guia de Singapura 3 | Gardens by the Bay, Jardim Botânico, Roda Gigante e muito +

 


Não deixe de conferir abaixo alguns sites de reservas que selecionamos para vocês:

LOJA SONHO E DESTINO NO SITEhttps://www.ceuazulembarque.com.br/

SEGURO VIAGEMhttps://bit.ly/2Fnlv7O   Código desconto 10%: sonhoedestino

HOTEIShttps://bit.ly/3iL5CLS

CARRO: https://bit.ly/35QbYWw


 

Moeda de Singapura

A moeda de Singapura é o dólar de Singapura ou dólar singapuriano e atualmente a sua cotação para o real é de 1 dólar de Singapura para 3,84 ou de 1 dólar de Singapura para 0,73 dólar americano. Mas não se engane, embora mais “barata” que o dólar dos Estados Unidos, Singapura é de longe a cidade mais cara do sudeste asiático e uma das mais caras do mundo. O código da moeda local é SGD e geralmente é abreviado com o símbolo do dólar e adicionando a letra S para diferenciá-lo de outros dólares.

Algumas curiosidades sobre a moeda de Singapura:

  • A nota de 1000 dólares de Singapura tem todo o hino nacional escrito em microtexto no verso, praticamente impossível de ler.
  • A moeda é aceita também em Brunei e vice-versa, tendo o câmbio com o país parceiro,  localizado neste pequeno pedaço da ilha de Bornéu, cotação idêntica a do dólar de Singapura.
  • É proibido mutilar, destruir ou desfigurar o dinheiro de Singapura, podendo a multa chegar a 2 mil dólares!
  • Singapura tem a segunda nota mais valiosa do mundo! De 10 mil dólares Singapurianos!
  • Todas as notas atuais de Singapura trazem em sua frente a imagem do presidente Yusof bin Ishak, que foi o primeiro presidente eleito pelo parlamento de Singapura entre 1965 e 1970.

 

Hawker Centers e a gastronomia de Singapura

A comida é parte integrante da cultura de Singapura. Dados os muitos grupos que vivem em Singapura e a variedade de cozinhas, não é de se admirar que a comida seja praticamente um passatempo nacional  e reconhecida internacionalmente como veremos mais abaixo.

Para experimentar a cena gastronômica local, sua melhor aposta é ir aos centros de vendedores ambulantes e cafeterias em qualquer um dos bairros (chamados em Singapura como “Heartlands”).

Hawker Centers são locais limpos e com excelente comida

 

Maxwell Road Hawker Center

Os hawker centers em Singapura são de propriedade de três órgãos governamentais e existem mais de 100 centros de vendedores deste tipo no país. Os hawker centers surgiram em áreas urbanas após a rápida urbanização nas décadas de 1950 e 1960. Em muitos casos, eles foram construídos em parte para resolver o problema da preparação anti-higiênica de alimentos por vendedores ambulantes não licenciados. Aqui em Singapura, como em muitas cidades do mundo, o vendedor é obrigado a exibir em local visível as notas emitidas na última inspeção pela vigilância sanitária. Uma pontuação de 85% ou mais resulta em um A, e a nota mais baixa é um D, que varia de 40 a 49% nos padrões de aprovação.

Os Hawker Centers vieram para organizar os vendedores ambulantes de comida que ainda existem e também tem ótimas opções

 

Em 2016, duas barracas de comida de Singapura, ambas localizadas em Hawker Center, se tornaram os primeiros vendedores ambulantes de comida a receberem uma estrela Michelin por excelência na alimentação. As duas barracas são Hong Kong Soya Sauce Chicken Rice and Noodle e Hill Street Tai Hwa Pork Noodle .  Aliás, quando estivemos por lá experimentamos o Chicken Rice que apesar de simples, basicamente frango picado com arroz branco com gengibre e especiarias, é uma delícia. O sucesso foi tanto que 3 anos depois mais de 40 barracas de vendedores ambulantes foram premiadas com estrela Michelin e Bib Gourmand em Singapura .

Barraquinha de Chicken Rice em Singapura

 

Para conhecer um pouco desse mundo visite o famoso Maxwell Hawker Center, que é popular entre os habitantes de Singapura e os estrangeiros. A barraca de Chicken Rice Tian Tian Hainanese também é um sucesso por lá com aparições de muitos chefs famosos por lá. E os preços são muito atraentes, por apenas $ 3,50 dólares de Singapura, cerca de $2,80 dólares americanos, você obtém uma porção generosa de arroz com carne de porco assada em churrasqueira.

Dica: Respeite os costumes locais! Enquanto estão na fila, os locais deixam um pacote de lenços de papel na mesa como um sinal de que a mesa está reservada, e os moradores locais entendem que esse assento foi ocupado.

Enorme variedade de pratos em Singapura para todos os gostos

 

Chinatown Complex Food Center

Chinatown Complex Food Center está localizado no coração de Chinatown e é o maior de todos, com 226 barracas de comida servindo principalmente a culinária chinesa. Algumas pedidas são o bedok chwee kueh  (bolinhos de arroz) e o laksa (macarrão de arroz com curry e leite de coco).

 

Lau Pa Sat

O nome Lau Pa Sat é derivado da palavra chinesa lau , que significa “velho”, e pa sat , que é a palavra malaia para “mercado” (mercado antigo). Este centro de alimentação é talvez o mais famoso entre todos os centros de alimentação em Singapura, pois foi construído na década de 1890 e está localizado no coração do distrito comercial. Antes era um mercado úmido que vendia gado e produtos frescos, mas hoje é um centro de alimentação que serve o melhor da culinária local. O edifício de estilo vitoriano oferece almoço para funcionários de escritório e, ao cair da noite, torna-se um ponto de encontro para amantes da gastronomia e turistas. Alguns pratos exclusivos aqui são os famosos satay (espetinho de churrasco mergulhado em molho de amendoim servido com pepino fatiado, cebola e arroz), o famoso caranguejo de pimenta além de opções de frutos do mar.

 

Café de Singapura: Café com leite condensado!

O café em Singapura tem uma cultura própria e uma forma de apreciá-lo. Por aqui o comum é pedir o Kopi(pronuncia-se ko-píí) que são grãos de café Robusta torrados com açúcar e margarina em fogo alto para caramelizar os grãos e pronunciar seus sabores. Após essa torra o café é moído e misturado com água quente e coado em um filtro de flanela. Depois de feito o café é misturado com leite condensado! Isso mesmo, aqui o comum é misturar com leite condensado e daí nem precisa adoçar o café! E bom como disse o Fernando e vocês já podem imaginar, nada com leite condensado fica ruim não é mesmo? Para acompanhar esse delicioso café nada melhor que uma Kaya Tost que eu e o Fernando adoramos! O Kaya Toast lembra uma torrada com manteiga e geleia de coco (Kaya).

Nossa visita a um café de Singapura para experimentarmos o famoso Kaya Toast

 

Chá em Singapura: Chá com sagu

O chá em Singapura é servido com sagu, isso mesmo sagu e é uma delícia! Por aqui essa mistura é chamada de Bubble Tea. O drink faz tanto sucesso que você encontra elas por toda a cidade. Aqui você vai encontrar a receita de todos os tipos, com leite, com chocolate, açúcar mascavo, com frutas como melão, morango e melancia e até com batata doce! Enfim opções é o que não falta e com certeza algum bubble tea vai te fazer se apaixonar por essa bebida refrescante!

Chá com Sagu em Singapura

 

Clima em Singapura

Para simplifica o clima de Singapura é o nosso verão com pancadas de chuva diárias. O clima na cidade é constante o ano todo, sendo que a temperatura oscila entre os 24 e 32 graus durante o dia. Além disso, como disse anteriormente as pancadas de chuva são diárias! Então, prepare-se para a chuva, pois a cidade tem uma média de 167 dias de chuva durante o ano. São chuvas rápidas, mas ocorrem diariamente, portanto esteja sempre com o seu guarda-chuva preparado. Os habitantes de Singapura costumam dizer que só existem duas estações na cidade, a estação da chuva e a estação de muita chuva, então já deu para ter uma ideia de como é o clima local, quente e úmido!

Chove quase todos os dias em Singapura, mas é rápido. Por isso, não esqueça o guarda-chuva

 

Ilha Sentosa

A Ilha de Sentosa é para onde os locais e turistas vão para curtir uma praia e relaxar. Esta ilha possui além de belas praias(as mais famosas são Palawan, Siloso e Tanjong), resorts, cassinos e parques temáticos como o Universal Studios. A ilha fica a apenas 15 minutos do centro da cidade por uma linda viagem de teleférico e conta com a Tiger Sky Tower com um deck de observação com uma linda vista espetacular da ilha e outras ilhotas vizinhas. Em um dia sem nuvens, você pode ver até a Malásia e a Indonésia!

 

Jurong Bird Park

Jurong Bird Park é o primeiro parque de vida selvagem em Singapura e o maior de seu tipo na Ásia. Ele se espalha por 20 hectares de vegetação em Jurong Hill e é o lar de mais de 5 mil aves de todos os tipos divididas entre 400 espécies diferentes. O santuário de pássaros foi inaugurado em 1971 e possui um aviário de voo livre com 600 pássaros e uma enorme cachoeira. Também não deixe de visitar as espécies de pássaros asiáticos no Wings of Asia com 500 pássaros, incluindo espécies ameaçadas de extinção, como o estorninho-de-asa-preta.

 

E aí curtiu as nossas dicas de Singapura? Não deixe de conferir o conteúdo desta matéria no vídeo abaixo!

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.