História de Singapura
O nome inglês de “Singapura” é uma adaptação ocidental do nome malaio nativo para o país derivado da palavra sânscrita para “cidade do leão”. A Ilha de Singapura era originalmente habitada por pescadores e piratas e serviu como um posto avançado para impérios do sudeste asiático como o império de Srīvijaya na Sumatra. A história do Singapura ou Cingapura moderna remonta à sua fundação no início do século XIX levando ao estabelecimento da colônia da pertencente a coroa britânica em 1819. Durante a Segunda Guerra Mundial , Singapura foi conquistada e ocupada pelo Império Japonês de 1942 a 1945. Quando a guerra terminou, Singapura voltou ao controle britânico, com níveis crescentes de autogoverno sendo concedidos à cidade que se fundiu a Malásia em 1963. No entanto, conflitos entre os partidos dominantes de ambos os estados(da Malásia e Singapura) resultaram na expulsão de Singapura da Malásia. Assim, Singapura se tornou uma república independente em 9 de agosto de 1965.
Não deixe de conferir os nossos demais guias de Singapura:
Guia gastronômico de Singapura
Guia de Singapura 1 | História, Marina Bay, Merlion, transporte na cidade
Guia de Singapura 2 | Clima, Moeda, Gastronomia, Sentosa e Jurong Bird Park
Guia de Singapura 3 | Gardens by the Bay, Jardim Botânico, Roda Gigante e muito +
Não deixe de conferir abaixo alguns sites de reservas que selecionamos para vocês:
LOJA SONHO E DESTINO NO SITE: https://www.ceuazulembarque.com.br/
SEGURO VIAGEM: https://bit.ly/2Fnlv7O Código desconto 10%: sonhoedestino
HOTEIS: https://bit.ly/3iL5CLS
CARRO: https://bit.ly/35QbYWw
Enfrentando grave desemprego e uma crise econômica, Singapura embarcou em um programa de modernização no final dos anos 1960 até os anos 1970, que se concentrou no estabelecimento de indústrias de manufatura, no desenvolvimento de grandes conjuntos habitacionais públicos e no investimento pesado em educação e infraestrutura.
Na década de 1990, o país havia se tornado uma das nações mais prósperas do mundo, com uma economia de mercado livre altamente desenvolvida e fortes vínculos comerciais internacionais. Ele agora tem o maior produto interno bruto per capita da Ásia e com um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano da ONU do mundo.
Conhecendo Singapura a cidade-estado
Singapura é ao mesmo tempo uma cidade e um país que é composto por uma ilha principal e outras 63 ilhas satélites. A ilha principal se chama Pulau Ujong e as outras ilhas de destaque são Jurong , Pulau Tekong , Pulau Ubin e Sentosa onde ficam diversos resorts e um parque temático da Universal Studios. Com os projetos de recuperação e aterramento de terras, Singapura aumentaram a área de Singapura de 220 km² na década de 1960 para 270 km² em 2015, um aumento de cerca de 22%! Mas esse aumento não deve parar por aí, o país pretende expandir mais 56 km² de sua área até 2030. Apenas para se ter uma ideia do imenso trabalho realizado, apenas em 2010, Singapura importou quase 15 milhões de toneladas de areia para seus projetos de expansão!
No entanto, mesmo toda esta expansão não impede que o país tenha a segunda maior densidade populacional do mundo, com quase 6 milhões de habitantes na cidade. Com uma população multicultural o país possui quatro línguas oficiais: inglês , malaio , mandarim e tâmil(língua de origem indiana que também é falada no Sri Lanka). De acordo com último censo realizado no país quase 23% dos residentes de Singapura nasceram no estrangeiro, o que mostra a pluralidade cultural desta jovem nação.
Marina Bay
A serie de vídeos que filmamos este nosso guia de Singapura ocorreu na área de Marina Bay com o famoso hotel cartão posta da cidade Marina Bay Sands ao fundo.
Marina Bay é uma baía como o próprio nome já diz, localizada na área central de Singapura, cercada pela Downtown Core, Marina East, Marina South e Straits View. A área ao redor da baía, também chamada de Marina Bay, é uma extensão de 360 hectares para o adjacente Central Business District. É também o novo centro de Singapura , construído em terrenos recuperados que começou como um projeto em 1969 e só foi concluído em 1992!
Além do hotel Marina Bay Sands, também integram o complexo o Gardens by the Bay , o Marina Bay Financial Center, o Asia Square , o The Sail @ Marina Bay e os empreendimentos integrados de uso misto do Marina One. Aqui você também encontra a linda e exótica loja da famosa grife francesa Louis Vuitton que parece flutuar no meio da baía em frente ao Marina Bay Sands, aqui também se encontra o autódromo onde se realiza o grande prêmio de F1 e a fantástica Helix Bridge.
Mirante no hotel Marina Bay
Embora o acesso a linda e icônica piscina com borda infinita no topo do Marina Bay Sands seja exclusiva para hóspedes, é possível apreciar a linda vista de lá de cima através do mirante SKYPARK OBSERVATION DECK que é aberto ao público e fica ao lado da área de hóspedes. Com o valor de $26 dólares de Singapura(cerca de 19 dólares) para adultos esse deque está localizado a 57 andares acima do centro da área de Marina Bay, com vistas panorâmicas da Marina Bay e de toda a Singapura, o que inclui o Gardens by the Bay e a roda gigante de Singapura. Para os amantes da Yoga, o hotel também oferece aulas ao nascer e por do sol no Sands Sky Park.
Merlion, o símbolo de Singapura
Merlion é o mascote oficial de Singapura, representado como uma criatura mítica com a cabeça de um leão e o corpo de um peixe. O mascote é amplamente utilizado para representar a cidade-estado e seu povo, sendo que a visita e uma foto com a famosa estátua no Marina Bay é parada obrigatória para todo turista que visita a cidade.
O Merlion tem corpo de peixe que representa a origem de Singapura como uma vila de pescadores quando era chamada de Temasek , que significa “cidade marítima” em javanês e cabeça de leão que representa o nome original de Singapura significando “cidade do leão”.
Transporte em Singapura
O sistema de trem e metrô de Singapura, conhecido na cidade como MRT (Mass Rapid Transit) é provavelmente a maneira mais rápida e fácil de circular pela cidade. Existem muitas estações na cidade(inclusive no aeroporto) e a maioria das atrações fica a apenas uma curta caminhada de uma estação.
Embora mais lento, o sistema de ônibus de Singapura também é uma opção por possuir uma extensa rede de rotas cobrindo a maioria dos lugares em Singapura. Além de ser uma maneira econômica de se locomover, os ônibus em Singapura são bastante confortáveis e contam com ar-condicionado, o que torna a viagem muito mais tranquila já que a cidade é conhecida por ter altas temperaturas durante todo ano.
Os táxis, embora sejam uma opção mais cara, também são uma opção por serem muito numerosos e todos eles contarem com taxímetro, o que traz mais segurança para os turistas. Quando visitamos a cidade também experimentamos o Über que na nossa experiência não é tão disponível como, por exemplo, na cidade de São Paulo, assim ao invés de 2 a 3 minutos, aqui você chega a aguardar até 10 minutos para a sua carona chegar. Outra ótima opção em Singapura é conhecê-la de bicicleta. A cidade possui uma grande e bem conectada rede de ciclovias e você pode alugar bicicletas em diversos pontos da cidade.
E aí gostou do post? Confira o nosso vídeo com o conteúdo dessa matéria!