Um lugar muito interessante para conhecer na Malásia, no sudeste asiático

Batu Caves Templo

Visitamos Penang, no norte da Malásia, uma ilha que abriga muitas cidades cheias de cultura e atividades interessantes.

A capital da Malásia, Kuala Lumpur, é sem dúvida a cidade mais conhecida e visitada do país, mas a Malásia é muito rica em termos de belezas naturais e culturais. Nós chegamos no país vindo de Singapura em uma viagem de ônibus, que não recomendamos para ninguém por ser muito longa e cansativa. O preço da passagem acaba compensando, mas sem dúvida um voo seria muito mais vantajoso para ligar Singapura a Kuala Lumpur. Mas o nosso assunto hoje não é a capital da Malásia, mas sim um estado localizado mais ao norte do país, Penang.

Precisamos confessar que nunca tínhamos ouvido falar desse lugar antes de entrarmos em contato com o consulado malaio para solicitar algumas indicações e parcerias. Quando fizemos essa reunião nossa ideia era ir somente para a capital da Malásia, Kuala Lumpur, mas a sugestão do simpático cônsul foi para visitarmos o estado de Penang, a maior e mais povoada ilha desse país do sudeste asiático. Ficamos muito entusiasmados e colocamos no planejamento.

Depois de passarmos um dia na capital Kuala Lumpur, pegamos estrada rumo ao norte da Malásia, em uma longa viagem que levou mais de 4 horas. Mas não estávamos sozinhos nesse passeio. O cônsul que conhecemos em São Paulo nos colocou em contato com uma pessoa muito simpática, o Joeson. Esse rapaz é da região de Penang e nos mostraria tudo o que a cidade tem a oferecer, e o tour já começou saindo de Kuala Lumpur. Nesse trajeto já percebemos como o país é bem estruturado em termos de estrada, sendo muito seguro e viável fazer viagens longas por ali.

Conhecendo Penang

Logo que chegamos já ficamos impressionados com a estrutura e o tamanho do estado que tem aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e a região metropolitana mais de 2 milhões. Penang é o segundo menor estado do país e o oitavo mais povoado. O interessante de Penang é o contraste entre o local como a comida de rua e pequenos comércios com a mistura da atualidade como lojas e shoppings.

Nosso passeio por Penang começou nas cavernas de Batu Caves que fica localizada na cidade de Selangor. Uma montanha enorme, cheia de verde e repleta de história com mais de 400 milhões de anos. A subida para visitar o templo Hindu precisa ser feita a pé e são 272 degraus até o topo. Uma estátua imponente do Deus Murugan de 42,7 metros de altura fica no início da escada. Esse templo nos chamou a atenção por suas cores e arquitetura. Assim que subimos as escadas nos deparamos com uma caverna enorme e com muitos devotos hindus em suas peregrinações. É um local bem úmido e com pouca iluminação mas repleto de espiritualidade. Um buraco no teto da caverna faz a luz natural entrar e deixa o lugar ainda mais bonito.

Penang Malasia - Batu Caves Templo - abertura

Batu Caves Templo – abertura

Os macacos fazem parte de todo o passeio e é preciso muito cuidado com eles. Eles são muito espertos e tiram da sua mão qualquer coisa mesmo não sendo comida.

Penang Malasia - Batu Caves - Macacos

Batu Caves – Macacos

Após esse passeio maravilhoso nós seguimos até George Town, a principal cidade do estado de Penang. Um lugar simplesmente apaixonante que foi transformada em patrimônio da humanidade em 2008 pela Unesco. Uma cidade repleta de arte e cultura de rua para todos os gostos. Os turistas e os locais podem desfrutar de restaurantes variados pela cidade. Alugar uma bicicleta e se perder em George Town foi umas das melhores atividades que fizemos.

Mas nós também tivemos alguns perrengues. Estávamos viajando já havia algum tempo e era preciso lavar a roupa da mala. Andamos muito por uma manhã inteira num calor úmido e não achávamos nenhuma lavanderia. Todas as que tínhamos visto pela internet não existiam mais. Assim, andando de um lado para o outro percebemos que a cidade não tem tratamento de esgoto. Foi um momento um pouco desagradável. Nós caminhamos alguns quarteirões pelo centro e era possível ver que o esgoto fica a céu aberto entre as casas e as ruas.

Como já estava anoitecendo, nós resolvemos procurar um local interessante para jantar. Nosso amigo Joeson nos levou para conhecer o Lok Lok. Um tradicional “founde” da Malásia. A ideia é trocar experiências, portanto, nada de procurar uma mesa só para nós. Sentamos em uma mesa que já tinham algumas pessoas sentadas e fomos muito bem recebidos. Experimentamos deliciosos frutos do mar durante todo o jantar e ouvimos histórias inesquecíveis.

Penang Malasia - Fondue

Founde

Nosso passeio por George Town continua em Chew Jetty, a cidade flutuante. Vamos confessar que a gente não conseguir entender direito o que era essa cidade flutuante até chegarmos lá. Logo na entrada tem uma placa dizendo que é proibido o acesso de bicicletas ou motos e assim que entramos a gente percebeu o quão estreita era essa via de madeira. Casas e comércio se confundem e podemos notar que as casas ficam ao fundo e o comércio de cada morador logo a frente. Os pescadores moram na cidade flutuante e fazem dela a marina para seus barcos.

Para terminar o nosso passeio por George Town nós fomos conhecer o Templo Budista Kek Lok Si que dizem ser o maior da Malásia e fica no topo de uma montanha com vista para a cidade. A vista é de encher os olhos e o templo maravilhoso.

Nossa passagem por Penang na Malásia nos deixou encantados com o lugar. Aprendemos sobre a cultura, hábitos, arte, gastronomia, religião e ainda levamos amigos como o Joeson para a vida.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

1 comentário em “Um lugar muito interessante para conhecer na Malásia, no sudeste asiático”