5 pontos turísticos únicos para conhecer em Florianópolis em Santa Catarina - Sonho e Destino

Assine nossa newsletter:

Quer receber nosso informativo e ficar por dentro das nossas viagens? Basta cadastrar o seu e-mail abaixo.

5 pontos turísticos únicos para conhecer em Florianópolis em Santa Catarina

Os 5 pontos turísticos que escolhemos para conhecer na capital Florianópolis em Santa Catarina.

Florianópolis é a capital do Estado de Santa Catarina e é destino para a maioria dos estrangeiros que passam pelo Brasil. Uma ilha paradisíaca com muitas opções de praias, restaurantes e diversão. Queremos listar alguns dos lugares que adoramos conhecer na capital e que nos deixaram com muita vontade de voltar.

Mercado Público Municipal

Chegamos no mercado municipal logo cedo e já ficamos encantado com a estrutura do local. O Mercado Público é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade e é um lugar cheio de história que começou antes mesmo da construção já existir quando os comerciantes locais vendiam seus produtos em frente a praia que fica a praça XV de Novembro.

Em fevereiro de 1899 foi construído um prédio que atendesse as necessidades dos comerciantes. Ficamos passeando algum tempo pelo espaço do mercado e descobrimos que ali é possível comprar qualquer produto e o mais bacana, o mercado tem uma abertura no meio com restaurantes e bares onde locais e turistas se encontram.

Escolhemos o restaurante “Vai quem quer” e apreciamos um peixe local para nosso almoço, com direito a experimentar bebidas da região durante a nossa refeição.

Mercado Público de Florianópolis Santa Catarina
Fachada Mercado Público de Florianópolis
Mercado Público de Florianópolis
Dentro do Mercado Público de Florianópolis

Praia da Joaquina e Dunas

Florianópolis já é bem conhecida por ser a cidade Natal do Guga Kuerten ou o nadador Xuxa, mas poucos sabem que a cidade também é a responsável pela criação do Sandboard, ou mais popularmente conhecido como “skibunda’. Segundo a história os surfistas chegavam para surfar nas ondas da Joaquina e quando o mar não estava muito bom eles iam até as Dunas para se divertir por lá com as suas pranchas. Foi aí que nasceu o Sandboard.

A Praia da Joaquina fica há uns 20km do centro da cidade. O caminho de carro até essa praia já é espetacular. Essa praia é famosa pelas suas perfeitas ondas e era conhecida como Praia do Campeche até 1975 quando ganhou seu próprio nome.

Ela foi descoberta por surfistas da região e foi ganhando fama com o passar do tempo, já tendo sido a praia mais badalada e procurada de Florianópolis. Passamos um tempo admirando essa linda paisagem e ali mesmo, logo ao lado, estão as Dunas da Joaquina. O dia estava bem quente com céu azul. Alugamos as pranchas e começamos a descer, o que foi realmente muito divertido. O único problema era subir toda aquela areia no calor para descer de novo, mas foi sensacional. Passamos a tarde nos divertindo das Dunas e aguardando o pôr-do-sol que estava lindo.

O caminho até a praia da Joaquina Florianópolis
O caminho até a praia da Joaquina
Praia da Joaquina com as dunas no fundo - Florianópolis
Praia da Joaquina com as dunas no fundo
 Praia da Joaquina - Florianópolis Santa Catarina
Praia da Joaquina
Praia da Joaquina - equipamentos para aluguel - Florianópolis Santa Catarina
Praia da Joaquina – equipamentos para aluguel
pranchas Florianólis Santa Catarina
Fernando e Gisella com suas pranchas
dunas da Joaquina Florianópolis Santa Catarina
Descendo as dunas da Joaquina

Parte Açoriana  – Ribeirão da Ilha

Os açorianos chegaram em Santa Catarina há 200 anos e deixaram suas marcas e cultura nos bairros de Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa.

Tiramos um dia para conhecer um pouco sobre a história de Florianópolis e nos dirigimos até a parte histórica que foi indicada pelos locais. Ao chegarmos nos deparamos com um vilarejo muito diferente e único. Como a cultura ainda é muito preservada, todas as casas continuam coloridas e geminadas, as pessoas ainda olham pela janela e conhecem todos do bairro. Os pescadores ainda mantém o costume da pesca que é o sustento de muitas famílias.

Andamos um pouco pelo centro de Ribeirão da Ilha na companhia do Jaime Barcelos, que é nascido no local e nos explicou um pouco sobre os açorianos que chegaram na região em 1756 e foram recebidos pelos índios Carijós que ensinaram sobre a pesca uma vez que os açorianos eram agricultores.

Ribeirão da Ilha - Açores Florianópolis Santa Catarina
Ribeirão da Ilha – Açores
Casas coloridas - Ribeirão da Ilha - Açores Florianópolis Santa Catarina
Casas coloridas – Ribeirão da Ilha – Açores

Restaurante Ostradamus

O Restaurante Ostradamus é uma experiência a parte para quem gosta de boa gastronomia e um clima praiano, hoje é considerado um dos melhores restaurantes do mundo com foco em ostras.

O local foi todo decorado pelo próprio Jaime, dono do restaurante, e começou há 20 anos quando ainda era apenas uma barraquinha de praia.

Fizemos um post especial sobre as ostras anteriormente aqui no IG.

Era a primeira vez que experimentamos Ostra em nossas vidas. Podemos confessar que foi um pouco diferente no início mas nós adoramos. Como éramos iniciantes, o Jaime nos preparou Ostra com abacaxi e queijo brie, harmonizando em um prato delicioso.

Jaime conosco apresentando o Ostradamus Florianópolis Santa Catarina
Jaime conosco apresentando o Ostradamus
Fernando visitando o cultivo das Ostras Florianópolis Santa Catarina
Fernando visitando o cultivo das Ostras
Ostra ao molho de mel e gengibre Santa Catarina
Ostra ao molho de mel e gengibre
Ostra Com queijo Brie e abacaxi

Lagoa e Rancho de Canoa

Outro passeio maravilhoso que fizemos em Florianópolis foi pela Lagoa da Conceição que está localizada ao leste da Ilha de Florianópolis com 53km de comprimento (sentido norte/sul) e 5 a 15km de extensão (sentido leste/oeste). É possível passear com barcos, fazer trilhas e até ir visitar o Mirante da Lagoa. É um dos cartões postais de Floripa e a vista é encantadora.

O bacana da Lagoa é que ela está localizada em meio a montanhas, restingas, planícies costeiras e o Oceano Atlântico, mas também é um lugar agitado para quem gosta de bares, pubs e restaurantes.

Na parte da Lagoa de Fora por onde passeamos fica o canal que liga a Lagoa ao Mar. Andando por essa parte encontramos o restaurante Rancho de Canoa, onde nos sentamos perto da água e fomos muito bem atendidos pela equipe do restaurante. Comemos um camarão na moranga delicioso e ainda fizemos amizade com a Betina, uma charmosa Garça Branca Pequena que todos os anos passa algum tempo por ali e adora batata-frita.

A vista da Lagoa Florianópolis Santa Catarina
A vista da Lagoa
O Restaurante Rancho de Canoa Florianópolis Santa Catarina
O Restaurante Rancho de Canoa
Betina pedindo comida Florianópolis Santa Catarina
Betina pedindo comida

Claro que a nossa passagem por Florianópolis foi muito rápida e não deu para conhecer todos os pontos turísticos da cidade. De qualquer maneira nos encantamos com tanta gente simpática, comida maravilhosa, história e uma paisagem única da ilha.

Sonho e Destino
Publicado por

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *