Destino: San Diego, CA – Estados Unidos
Casal: Anna Claudia e Rodrigo Bin. Juntos há 2 anos e meio.
Tempo: 50 dias
Motivo: Intercâmbio (estudar inglês)
Transporte: Avião – 17 horas de viagem
Passeios imperdíveis em San Diego, Califórnia.
Uma das viagens mais incríveis da minha vida sem dúvida foi a última (eu sempre falo isso, mas agora é sério rsrs…), pois em novembro/dezembro, Rodrigo (meu namorado) e eu, tivemos a oportunidade de morar um mês em San Diego para estudar inglês e, claro, conhecer o máximo possível daquela cidade tão encantadora.
E na lista de atrações imperdíveis em San Diego, o topo é ocupado pelos maravilhosos “sunsets beaches” e, pra nossa sorte, tivemos a oportunidade de conferir esse show de vários lugares diferentes!
Embora as águas do Oceano Pacífico não sejam cristalinas ou de tonalidade azulada/esverdeada como vemos com frequência no Brasil, a localização privilegiada da Califórnia torna cada por do sol na praia um momento mágico.
O sol se põe no mar e o resultado disso é um jogo de cores de tirar o fôlego, que faz qualquer fotógrafo amador pegar gosto pela fotografia, começar um curso ou querer se aprofundar no assunto.
Ocean Beach
Nossa primeira praia em San Diego foi Ocean Beach, que fica a alguns km ao norte de San Diego (dá pra ir de ônibus, mas optamos pelo Uber – custou mais ou menos US$ 10,00).
O bairro de Ocean Beach e sua praia, lembram um pouco a praia de Venice Beach (em Los Angeles). É uma praia “roots”, que preserva o espírito californiano da década de 1960: músicos de rua, hippies, surfistas… é o típico lugar onde você pode sair de casa para comprar seu café vestindo pijamas e ninguém irá reparar.
No verão é uma praia muito frequentada por surfistas (até mesmo agora no inverno tinha alguns aventureiros na água) e por quem curte uma atividade física com vista privilegiada!
A principal atração é sem dúvida o pier municipal de 800 metros – um dos maiores de toda a Califórnia. O passeio pelo pier com o sol se pondo ao mar é um programa free, mas de valor imensurável! Na época em que estive lá (novembro/outono), o sol se põe bem cedo (por volta das 16h40min), então “take care”, pois um mínimo atraso já pode te fazer perder a melhor atração do dia.
Por do Sol, simplesmente encantador.
Quando o sol se foi, ficando apenas o crepúsculo, fomos ao South Beach Bar & Grille aproveitar o Taco Tuesday (evento muito tradicional na Califa). Às terças, muitos restaurantes de San Diego fazem promoção de tacos (às vezes você compra um e ganha outro), e a isso se dá o nome de Taco Tuesday.
Esse bar tem um rooftop muito bacana, com vista direta para o pier de 800m de OB, sendo também um bom ponto para apreciar o sunset se você quiser um pouco mais de conforto (ou se proteger do frio que chega depois do entardecer).
Sunset Cliffs
Esse é um dos lugares que deve ser incluído em sua programação, mesmo que você só esteja de passagem por San Diego.
Sanset Cliffs fica no final da Ocean Beach, e lá há um parque natural onde há inúmeros penhascos (“be careful”, pois há erosão no local), de onde se tem uma vista incrível do mar e do por do sol.
Não tivemos tanta sorte e pegamos um dia meio nublado. Ainda assim achei lindo demais. Imagina como deve ser Sunset Cliffs num tradicional dia de sol na Califórnia?
Coronado Island
A ilha de Coronado se trata de uma península situada bem na frente da baia de San Diego. Coronado é repleta de belas casas. É um lugar muito agradável para caminhar pelo calçadão, vendo as mansões de um lado e a linda e ampla praia do outro.
Dá pra chegar na ilha de carro (a vista que se tem da ponte é linda. Adorei a volta, quando já estava escuro e dava pra ver o centro de San Diego e seus prédios todos iluminados), ônibus de linha comum ou de ferry (a rota de barco dura cerca de 15min).
Hotel Coronado, tem até pista de patinação.
Em Coronado está o famoso Hotel del Coronado, que foi construído em 1887. Além de famoso, é muito tradicional, e claro que se hospedar nele não é uma opção para todos os bolsos. O bacana é que você pode caminhar pelas dependências externas do hotel para conhece-lo e até mesmo frequentar seus bares e restaurantes.
Na época do ano em que estive lá (dezembro), o hotel monta uma pista de patinação do gelo entre o hotel e a praia. Custa 25 dólares (valor em 2016) para patinar por 1h30min. Tive a oportunidade de patinar vendo a praia e o por do sol e foi uma experiência legal!
La Jolla
La Jolla é uma região onde vivem pessoas de alto poder aquisitivo em San Diego, e isso você percebe logo que chega lá. Lembra o estilo de Beverly Hills, com suas árvores imensas pelas ruas, lojas de grife, concessionárias de carros que valem uma boa fortuna e por aí vai.
Caminhar pelo bairro já é uma das atrações do local, pois tudo é muito bonito mesmo. Fomos próximo a hora do almoço e escolhi um restaurante vegano para almoçar, o Trilogy Sanctuary (lá também tem aulas de ioga). O Rodrigo escolheu um lugar de lanches chamado Grater Grilled Cheese Truck, e pediu um lanche com lagosta que estava muito bom (ele que pede os lanches, mas o primeiro pedaço é sempre meu).
Além de passear pelas ruas, comer e fazer compras, La Jolla tem mais uma coisa especial em uma de suas praias: os leões marinhos.
Em La Jolla Cove você consegue chegar bem próximo deles, que sempre estão por ali descansado e tomando um solzinho. Só aviso de antemão que o cheiro não é dos melhores (mas ok, da pra aguentar numa boa).
E pra fechar o dia em La Jolla, é claro que teve sunset. Escolha um lugar da praia e apenas aprecie a vista. Tenho certeza que será mais um por do sol inesquecível pra sua lista.
Balboa Park
O Balboa Park ocupa uma área de mais de 1.400 metros, é o maior parque de San Diego (é dentro dele que está o San Diego Zoo) e comporta uma infinidade de jardins, museus, teatros, e construções históricas (foi construído em 1915).
Sempre no início de dezembro, o Balboa é sede de um evento natalino chama Balboa Park December Nights (o evento já existe há muitos anos), como se fosse uma feira, uma exposição natalina. Além de luzes natalinas, corais e eventos típicos dessa época do ano, você encontra barraquinhas de comidas típicas e um parque de diversões para crianças.
Como a festa dura apenas dois dias, acho que uma boa parte da população de San Diego vai parar lá (esse ano foram 360.000 visitantes), então tem que encarar o “mar de gente” mesmo.
Para entrar no parque não pagamos ingresso, e durante o Balboa Park December Nights, é possível visitar os museus do parque sem pagar nada, legal né?
Conhecendo os Museus do Balboa Park
Fomos ao museu de arte moderna, ao museu do automóvel, da aeronáutica e do esporte (faltou o museu do homem, que dizem ser muito bom também). Nossos preferidos foram o de arte moderna e o do automóvel. Também passamos pelo museu de história natural, mas já estava fechando.
Foi difícil decidir o que comer no meio a tantas opções (e tanta gente…), então para não errar, acabamos optando por uma barraquinha mexicana. A surpresa boa foi a sobremesa: lá fui apresentada ao melhor cookie que comi durante toda a viagem – The Cravory (guarde bem esse nome! – o de pistache é sensacional, assim como todos os outros).
USS Midway
Na região central de San Diego (próximo ao bairro histórico de Gaslamp Quarter) está o famoso USS Midway – o maior museu dentro de um porta aviões do mundo!
O USS Midway está atracado em Navy Pier (na região de Seaport Village) e integra a lista dos melhores pontos turísticos para visitar em San Diego.
O Midway foi lançado ao mar no fim da II guerra mundial, em 1945, e encerrou sua atividades em 1992, quando já não era mais considerado tão moderno. Foi então transformado em museu, e aberto ao público em 2004. O valor da entrada é 20 dólares por pessoa/adulto (valor em 2016).
Em seu interior, o museu possui 27 aeronaves, todas já utilizadas (algumas delas inclusive durante a II guerra mundial).
Ao lado do porta aviões está a Uncondicional Surrender, a famosa escultura do marinheiro beijando a enfermeira em New York, em comemoração ao final da II guerra.
Mission Beach e Pacific Beach
Tiramos um dia para conhecer Mission Beach e Pacific Beach – uma praia é vizinha da outra.
Trata-se de uma região com vida noturna agitada e muito frequentada por jovens. Ambas as praias possuem um calçadão mega agradável que as cerca, sendo comum a prática de esportes por ali (patins, bicicleta, skate…). Mesmo durante o inverno, muita gente procura o calçadão para correr e caminhar com o dog também.
Mission Beach fica próximo ao Sea World San Diego e é lá que está o Belmont Park, um parque de diversões praticamente beira mar, famoso por sua montanha russa de madeira. Você não paga nada para entrar no Belmont Park (pagará apenas pelo ingresso da atração, se quiser ir em algum brinquedo – mas a maioria dos brinquedos são para crianças).
Wave House, a melhor balada de domingo.
Ao lado do Belmont Park está a Wave House, um lugar super badalado com vista para o mar (boa dica de lugar para apreciar o sunset), com música bacana e gente bonita. A Wave House é mais do que um bar, pois lá você encontra uma espécie de piscina com ondas artificiais (mas atenção para os horários específicos de funcionamento). Nos domingos de verão o local é ponto de encontro, pois é considerada a melhor balada do domingo.
Após conhecer o Belmont e a Wave House, seguimos caminhando pelo calçadão de Mission Beach, de onde apreciamos mais um típico sunset californiano.
Seguimos nosso tour e chegamos em Pacific Beach. Assim como Mission, Pacific possui um boardwalk imenso (são quase 5km de Ocean Front Walk).
Fim do dia, começa a vida noturna em Pacific Beach
Já era noite e deu para ter uma ideia de como a vida noturna em Pacific Beach é agitada: bares e restaurantes com música e muito movimento.
Outro lugar bonito em PB é o Crystal Pier, que possui um hotel muito charmoso (parecem várias casinhas, uma ao lado da outra).
Na praia de Pacific Beach também há um parque chamado Mission Bay Park, ideal para relaxar num fim de tarde.
Point Loma e Cabrillo National Monument
Point Loma é uma península montanhosa (localizada há mais ou menos 15km do centro San Diego), sendo que do seu lado oeste está o Oceano Pacífico e, ao seu lado leste, a Baía de San Diego Bay.
Chegando no Parque Nacional, você vai se deparar com um cemitério militar que vale à pena uma paradinha para apreciar a vista. São centenas de túmulos branquinhos (todos de militares) virados para baía de San Diego.
A vista que se tem do Cabrillo National Monument está no meu “top five San Diego”. Vale à pena pagar a taxa de admissão (5 dólares por pessoa – dez/16), porque de lá se tem uma visão ampla da Baía de San Diego, graças à sua considerável elevação.
Juan Rodriguez Cabrillo foi o primeiro Espanhol a pisar no que hoje é a costa oeste norte-americana no século XVI. E o primeiro lugar que sua expedição chegou foi justamente Point Loma, onde hoje é o Parque Nacional e está localizado o Cabrillo National Monument.
Monumento em homenagem a Cabrillo e o Old Point Loma Lighthouse
O parque, além da linda vista (Baía de San Diego de um lado e praia de Point Loma do outro), abriga o monumento em homenagem a Cabrillo e o Old Point Loma Lighthouse (farol de Point Loma), construído no século XIX para orientar as embarcações que chegavam na baía de San Diego.
Chegamos no parque mais ou menos 1h antes de fechar. No início ficamos chateados, achando que não teríamos tempo suficiente, mas acabou dando pra conferir (rapidamente) tudo: a vista da baía e da cidade, a vista para o Pacífico, o monumento em homenagem a Cabrillo e o farol (só não deu tempo de fazer a trilha que tem dentro do parque chamada de “Tidepool”, pela qual você caminha até as pedras na beira do mar).
Gostei do lugar porque além da linda vista, lá você também tem a oportunidade de conhecer um pouco da história de San Diego.
Old Town
Old Town é o bairro mais antigo de San Diego e fica relativamente próximo ao centro da cidade (de Uber foi bem rapidinho e custou cerca de 5 dólares).
San Diego é o berço da Califórnia (primeira cidade) e mescla a cultura Mexicana e Americana de uma maneira única, o que se vê claramente em Old Town, que possuí vários prédios históricos (século XIX).
O bairro tem um charme especial e remete à cultura hispânica (lembra um filme de velho oeste). Ainda, além de passear e comer pelo local em um dos seus vários restaurantes de comida mexicana, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história e fundação da cidade de San Diego.
Além da comida mexicana, vimos muitas lojinhas de artesanato, doces, cafeterias e pessoas vestidas a caráter. Não deixe de entrar e tirar fotos nos prédios mais antigos de San Diego: primeiro banco, escola, tabacaria, hotel, delegacia, teatro, estábulo… – alguns deles são museus e a entrada é “free”.
Também é em Old Town que está a Whaley House, conhecida por ser uma casa mal-assombrada (onde foram gravadas cenas de alguns filmes como Missão Impossível 3, Forrest Gump e a série Star Trek).
Começamos o nosso passeio pelo San Diego State Historic Park e depois seguindo caminhando pelas ruas do bairro. Era um domingo de clima agradável e o solzinho colaborou para que tivéssemos uma tarde inesquecível em Old Town.
Seaport Village
Bem pertinho de onde moramos (residência estudantil na J Street, na região de Gaslamp Quarter), está o Seaport Village. Num sábado estávamos caminhando e acabamos chegando lá “meio que sem querer”.
Seaport Village é um lugar legal para visitar quando está passando pelo centro de San Diego ou no mesmo dia em que visita o museu USS Midway, pois é do lado!
Trata-se de um conjunto de lojas e restaurantes à beira-mar. Conta também com um bom espaço para caminhar e uma vista bonita para o mar.
Gostei tanto do lugar que voltei para correr pelo calçadão depois (tem uma escada imensa que liga o Seaport ao centro de convenções da cidade, foi ótimo pra dar mandar umas calorias extras pro espaço).
Lugares para comer em San Diego
Na região central – Gaslamp Quarter, você vai encontrar uma infinidade de restaurantes e bares. À noite a região fica muito bonita por causa da iluminação dos comércios. A Gaslamp se concentra entre a 4ª, 5ª e 6ª Avenida.
Outro bairro que vale à pena visitar para fazer uma boa refeição é Little Italy, também na região central da cidade.
Não importa a época do ano, de fato a Califórnia sempre será uma boa opção de turismo nos EUA. E San Diego é uma cidade cheia de coisas legais para fazer e lugares bacanas para visitar (principalmente suas lindas praias), e por isso merece muito mais do que um simples bate-volta de Los Angeles, não se esqueça disso!
Sobre o casal:
Anna é paranaense e Rodrigo é paulista. Ambos são Defensores Públicos em Mato Grosso do Sul e professores no canal do Youtube Desenhando Direito. Em meio a essa rotina movimentada, identificaram mais uma paixão: viajar! Não importa se a trip terá 3 dias ou 1 mês, esse hobby se transformou em mais uma responsabilidade muito gratificante: compartilhar com os leitores e seguidores todas essas aventuras ao redor do mundo e ajudar as pessoas a planejar a próxima viagem, porque a vida tem muito mais sentido quando se faz o que ama!
IG: @maladeviagem
Site: www.blogmaladeviagem.com.br
Youtube: www.youtube.com.br/blogmaladeviagem
Boa Tarde!
Que blog e dicas bacanas. Me identifiquei muito, principalmente pq estou indo para San Diego fazer um intercambio nas férias com meus marido. Você tem alguma dica de como foi, o que indica.. vi que ficarei no mesmo lugar. Obrigada!