Região de Paraty / RJ – Por Katia e Tiago

Queríamos viajar e pensamos em algum lugar paradisíaco, Paraty!

Destino: Região de Paraty – Rio de Janeiro – Brasil
Casal: Katia e Tiago. Juntos há 1 ano 6 meses.
Tempo: 5 dias
Motivo: Férias
Transporte: Carro – 6 horas de viagem

Logo nos veio a cabeça a região de Paraty no Rio de Janeiro, local que ainda não conhecíamos e estávamos ansiosos para visitar.

A cidade de Paraty oferece diversas opções de estadia, desde as mais em conta até as mais requintadas. Escolhemos uma pousada mediana próxima ao centro e gostamos bastante do serviço. Todos que nos atenderam foram muito simpáticos e receptivos e ficamos muito satisfeitos.

O Centro histórico

Nosso primeiro passeio foi pelo Centro Histórico de Paraty. É um vilarejo reconhecido pela Unesco como o “conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”. As ruas são todas de pedra, com muitos restaurantes e lojas de artesanato onde revigora a cultura. Anualmente, o local recebe a Festa Literária internacional, evento que reúne autores mundialmente respeitados. A cidade foi inserida no círculo dos festivais internacionais em 2003, representando o Brasil. Hoje o evento, conhecido como Flip ficou conhecido como um dos principais festivais literários do mundo.

Paraty - Centro histórico

Paraty – Centro histórico

Paraty - Centro histórico

Paraty – Centro histórico

Fomos conhecer também a Igreja de Santa Rita, a igreja Matriz da cidade, edificada em 1722. Dentro da igreja funciona o Museu de Arte Sacra. Tivemos a sorte de estar no museu pouco depois de sua reabertura, após sete anos de reformas e restauros.  A igreja segue o estilo neoclássico, arquitetura muito conhecida na região e em outras cidades brasileiras, além de ser linda por dentro. Adoramos a visita e com certeza recomendamos como parte do passeio por Paraty.

Paraty - Centro histórico - Igreja de Santa Rita

Paraty – Centro histórico – Igreja de Santa Rita

Paraty - Katia e Tiago no centro histórico

Paraty – Katia e Tiago no centro histórico

Paraty é uma cidade litorânea com uma beleza natural incrível, por isso um passeio pelas suas praias é imprescindível para os turistas. Nossa próxima parada foi o Ponto das Escunas onde é possível ver muitos barcos que oferecem passeios pela região. Você pode escolher visitar algumas das inúmeras praias e ilhas paradisíacas.

Paraty - Ponto das Escunas

Paraty – Ponto das Escunas

Próxima parada, Trindade

Seguimos para Trindade de carro, região a 11km de Paraty. Lá encontramos a Praia do Meio, uma das praias mais procuradas da região localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina. A partir dessa praia é possível chegar nas cachoeiras e na piscina natural, local encantador que resolvemos passar quase o dia todo.

Trindade - Praia do Meio

Trindade – Praia do Meio

Trindade - Piscina Natural

Trindade – Piscina Natural

Trindade - Cachadaço - Piscina Natural

Trindade – Cachadaço – Piscina Natural

Trindade - Cachadaço - Piscina Natural

Trindade – Cachadaço – Piscina Natural

Trindade - Cachadaço - Piscina Natural

Trindade – Cachadaço – Piscina Natural

Nosso próximo passeio, Praia Lagoa Azul

Local de águas calmas e cristalinas que que deixa qualquer um apaixonado. Sem dúvidas é um local para estar no itinerário de todo turista. O passeio se paga pelo belo cenário, tranquilidade e a beleza natural, que deixam o ambiente ainda mais agradável. O lugar é ideal para a prática de mergulho.

Trindade - Praia Lagoa Azul

Trindade – Praia Lagoa Azul

Agora, Cachoeira Pedra que Engole

Depois de nos deslumbrarmos pela fauna subaquática em um mergulho na Praia da Lagoa Azul fomos até a Cachoeira Pedra que Engole, um dos lugares mais visitados em Trindade. O local leva esse nome por ser possível entrar escorregando pela pedra até a água e sumir embaixo de algumas dessas pedras, dando a impressão que a ela está te engolindo.

Trindade - Cachoeira pedra que engole

Trindade – Cachoeira pedra que engole

A região de Paraty nos encantou mesmo

A cada dia que passávamos em Paraty nos deparávamos com algo interessante. A cidade foi uma grande produtora de cachaça no Brasil Colônia e no Império. Apesar de não ter sido pioneira na produção de aguardente de cana, Paraty foi a mais importante região produtora de pinga na época. Por isso conhecer os Alambiques da cidade passa a ser uma parada obrigatória. Além de ser uma parte da história local, essa experiência é muito interessante e divertida.

Depois de seis dias de um passeio incrível, infelizmente já era hora de ir embora. Nós amamos a nossa viagem e já estamos com saudades. Indicamos esse destino para todos os casais que gostam de praias, cachoeiras história e cultura. Tivemos a sorte de pegar o tempo aberto e aproveitamos cada momento. É importante estar sempre de olho na meteorologia antes de planejar uma viagem para a região, pois dias chuvosos são muito comuns.

Nossa DICA é fazer o passeio de escuna para conhecer as praias mais distantes, espalhadas pela baia de Paraty e ir para Trindade, passeio que deve ser feito de carro, pois a região fica fora da baia. A visita aos Alambiques locais também não podem estar fora do roteiro. .

Ficamos muito felizes em poder compartilhar esse momento inesquecível de nossas férias com vocês. Obrigada Sonho e Destino.

 

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

1 comentário em “Região de Paraty / RJ – Por Katia e Tiago”

  1. Sebastião Santos Silva da Bahia

    PARATY

    Tu és encantadora,
    uma obra de arte!
    Tão romântica,
    um paraíso à parte!

    Tão bela,
    impressionante!
    Singular,
    parece flutuante!

    Tão graciosa
    com tanta beleza!
    O mar passeia na rua
    nessa Nova Veneza!

    A natureza no seu capricho,
    me seduz e não resisti!
    Esse paraíso em meio à natureza
    é um presente para ti!

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *