O QUE FAZER EM APENAS 1 DIA EM PORTO | PORTUGAL 2020

Hoje iremos visitar a cidade de Porto em Portugal, quarta maior cidade de Portugal e que deu nome a este país. O nome original era Portus Cale devido a construção de um porto pelos romanos na desembocadura do rio Douro e, então, deu origem ao nome de Portugal.


Não deixe de conferir abaixo alguns sites de reservas que selecionamos para vocês.

Hospede-se no nosso hotel: Cocorico Luxury Guest House

RESERVAS:

HOTEIS: https://bit.ly/3iL5CLS

CARRO: https://bit.ly/35QbYWw

Seguro Viagem: https://bit.ly/2Fnlv7O  Código desconto 10%: sonhoedestino


Nosso passeio começa na Região dos Clérigos, ponto importante para a cidade, onde conhecemos a famosa Torre dos Clérigos que foi projetada pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni em 1753. A ideia deste projeto era substituir as duas torres originais de sinos da Igreja por uma torre única, o que gerou um imponente monumento de 75 metros de altura que se destaca na paisagem urbana do Porto.

Região dos Clérigos | Porto
Torre dos Clérigos | Porto
 
 
Centro de Porto
 
 

 

Passeando pelas ruas de Porto, conversamos com várias pessoas que indicaram um prato típico e bastante popular, conhecido como “Francesinha”, que teria se originado em um restaurante denominado Rei Galera. Optamos então por um restaurante muito famoso na cidade, o Café Santiago e que é conhecido por servir uma das melhores francesinhas de Porto. Existem três unidades do Café Santiago, preferimos conhecer a maior e mais nova para experimentar este prato.

Francesinha | Prato típico na cidade de Porto

E se você achava que existiam diferenças apenas entre o português do Brasil e o de Portugal, quando chegamos no Café Santiago descobrimos uma novidade. No interior do restaurante havia uma escada em que cada degrau apresentava a grafia de palavras em português ditas no Sul de Portugal seguido pela sua equivalente na região norte do país. São palavras com os mesmos significados, mas ditas e escritas de formas diferentes dentro do mesmo país.

Palavras com mesmo significado, mas com grafias diferentes em Portugal

O tão falado prato Francesinha tem duas versões distintas quanto a sua origem. A primeira relata que um cozinheiro português imigrou para a França e ao retornar a Portugal quis reproduzir este prato. Mas o nome original do prato era de difícil pronúncia para os nativos, que preferiam se referir apenas como “francesinha” e assim ficou. Por outro lado, a segunda versão da origem deste prato é mais histórica: na época da Revolução Francesa a cidade de Porto não foi invadida pelos franceses, ou seja, os soldados franceses ficaram do lado de fora das muralhas da cidade. Durante esse período a população da cidade se alimentou com um lanche – composto por pão, carnes e outros ingredientes – que, por conta do momento histórico, ficou conhecido como francesinha.
A Francesinha nada mais é que um sanduíche composto por pães, lombo, presunto, ovo frito e queijo. O prato típico é acompanhado por um molho especial composto por vinho, pimenta e outras especiarias. O Fernando optou por experimentar o prato original, já a Gisella por receber o molho a parte para desta forma poder colocá-lo aos poucos. É um prato muito bem servido, o molho é apimentado na medida certa e é de fato uma refeição deliciosa.

Café Santiago | Porto
 
Prato: "a francesinha"
 
A Francesinha é um prato típico e popular em Porto
Fernando De Borthole | Café Santiago
Gisella De Borthole no Café Santiago
 
 
 
 
 

 

Em seguida, passeamos pela Avenida dos Aliados, ponto mais importante do centro da cidade e que recebeu este nome em homenagem aos países aliados da Primeira Guerra Mundial.
Passeando mais um pouco pela cidade, chegamos à Ponte Luiz I que fica entre Porto e Gaia. Foi construída entre 1881 e 1888 para substituir a antiga ponte Pênsil, tendo dois níveis, um para carros e outro para o trem.

Ponte Luiz I que fica entre Porto e Gaia

Existem duas lendas sobre o nome desta Ponte. A primeira é que Dom Luiz I não compareceu a sua inauguração e os moradores considerando uma falta de respeito, resolveram retirar o título de Dom do nome da Ponte, ficando apenas Luiz I. Já a segunda lenda relata que nessa época não se usava os títulos de uma família real para nomear os monumentos, deixando apenas o nome próprio. De qualquer forma, vale a visita a esta ponte, que além de linda é histórica e tem toda a região ao redor com sua arquitetura preservada, além da bela vista do rio Douro.

Ponte Luiz I

O famoso rio Douro divide as cidades de Porto e Gaia e, além de ser o epicentro da antiga cidade portuária, é um belo cenário para cruzeiros, passeios ao pôr do sol e longos almoços a dois ou em família.
A cidade de Gaia será a nossa próxima parada, onde vamos conhecer os famosos vinhos do Porto. Logo ao atravessar a ponte chegamos na Vila Nova da Gaia, onde ficam as Caves de vinho do Porto. Aqui ficam armazenados os vinhos para descanso e envelhecimento. No entanto, os vinhos não são produzidos neste local e sim no alto do Rio Douro, aproximadamente a 150 km daqui.

Vila Nova da Gaia é um dos 10 melhores lugares para tomar vinho no país e é parada obrigatória para casais que  gostam de apreciar um bom vinho. Não deixe de visitar várias Caves diferentes em seu roteiro, é uma experiência que vale muito a pena. Além de degustar vinhos do porto diferentes, em cada Cave um guia poderá explicar um pouco sobre o processo de elaboração da bebida. Vale lembrar que todas essas Caves armazenam apenas vinho do Porto.
Ainda hoje estão preservados os barcos que faziam a viagem do alto do rio Douro até Gaia, trazendo barris de vinhos no deque superior, mas que hoje estão vazios, pois servem apenas de enfeite para os turistas que passeiam com estes barcos pelo rio. O local é maravilhoso, com um pôr do sol incrível e excelente vista para a cidade do Porto.

Pôr do Sol no Rio Douro

Em nossa primeira noite em Portugal fomos convidados a conhecer o restaurante do nosso hotel Cocorico Luxury Guest House, que oferece culinária francesa e uma combinação de vinhos do porto e do Douro. As entradas foram frutos do mar gratinados acompanhado por vinho branco do Porto. Para o prato principal, risoto de lagosta com arroz vermelho para o Fernando e polvo com legumes para Gisella, acompanhado por vinho do porto tinto. Sobremesa: folhado para Gisella e Profiteroles para o Fernando. E assim termina a nossa belíssima noite pela cidade de Porto.

Restaurante no Hotel Cocoricó | Porto
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Já esteve na cidade de Porto? Tem vontade de visitar? Não deixe de contar para a gente nos comentários!

Confira também todo o conteúdo dessa matéria no vídeo:

Click to rate this post!
[Total: 2 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *