Uma das playlists que mais fazem sucesso no nosso canal lá no Youtube são os vídeos que fizemos no monomotor Super Petrel. Assim, resolvemos trazer essas viagens aqui para o blog, já que muitas pessoas têm curiosidade para saber como são esses nossos voos, resolvemos contar como é o trajeto, as cidades pelas quais passamos e todos os detalhes para vocês acompanharem um pouco dessa experiência com a gente.
Confira o nosso vídeo do voo de SP a Santa Catarina e, em seguida, o nosso relato detalhado!
Nessa viagem, o avião estava em Atibaia (SP) e, como moramos em São Paulo capital, precisamos ir de carro até o interior. De Atibaia, decolamos para a cidade de Porto Belo, em Santa Catarina. Como a família da Gisa é de lá, geralmente fazemos esse percurso.
Antes de fazer o voo, é preciso checar o avião. A aeronave em que voamos é um Super Petrel e é um avião anfíbio. Quando falamos em aviação, a segurança está sempre em primeiro lugar! Já decolamos sabendo da previsão do tempo pelo caminho todo até chegar na cidade do pouso.
Com o plano de voo feito, o avião checado e tudo estando correto, iniciamos o voo!
Decolamos de Atibaia e a viagem dura menos da metade do tempo de carro, 3h. Uma viagem entre São Paulo e Porto Belo pode levar até 8h de carro. Fora que do avião nós temos uma vista única lá do alto!
Até o Larry vai junto, sonhadores!!! Nosso cachorro yorkshire. E, embora, o avião seja bem barulhento, ele usa um tampão de silicone e consegue ficar relaxado… Dorme quase o caminho inteiro ou fica apreciando a paisagem da janela.
O avião que voamos é um monomotor anfíbio de asa dupla. Cabem duas pessoas e, acreditem, bastante bagagem! Apesar de as pessoas terem um pouco de receio com a aviação de pequeno porte, ela é tão segura quanto avião comercial.
Nós aproveitamos tanto a viagem que fazemos até piquenique no ar, que acho que é momento mais gostoso da viagem!
O visual lá do alto é muito bonito! Às vezes, vemos algumas nuvens, o céu todo azul ou paisagens lindas! No início dos nossos voos, a Gisella tinha um pouco de receio em voar, pois a aviação de pequeno porte balança um pouco mais que a aviação comercial. Com o tempo, ela foi se acostumando com a viagem. Viajar no início da manhã ou no pôr-do-sol facilita pois é menos turbulento.
Sobrevoamos o estado de São Paulo, cruzamos a Serra do Mar e chegamos no Litoral. Agora, a paisagem muda bastante e, no lugar de muito verde e montanhas, vemos o mar.
De São Paulo a Porto Belo fazemos apenas uma parada para abastecimento. O Super Petrel tem autonomia de quatro horas e não precisaríamos fazer essa pausa. Mas, como expliquei anteriormente, na aviação, segurança em primeiro lugar! Precisamos sempre ter combustível suficiente para fazermos o nosso trajeto e ter o combustível para a alternativa. Sempre decolamos pensando em lugares para pousos e, para isso, precisamos desse combustível extra. Diferente do carro que muitas vezes as pessoas usam a gasolina na reserva, isso não pode acontecer na aviação!
A nossa parada para abastecimento é na cidade de Paranaguá, no Paraná. Pousamos rapidamente, o Larry aproveita para passear um pouco e já seguimos viagem para Porto Belo. A partir desse ponto, o voo é sempre próximo do mar. Conseguimos fazer uma viagem mais baixa, sempre apreciando a paisagem, vendo as cidades de Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema do alto.
Depois de 3h30 de voo, pousamos na cidade de Porto Belo. Para fechar o nosso voo, achamos um lugar seguro para a aeronave no aeroporto e, assim, encerramos a nossa viagem.
Esse é um tipo de aviação para os amantes do ar, sempre sem pressa para aproveitar cada parte do voo!
Viaje mais com a gente, assistindo os vídeos dos voos de monomotor no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=USHIS9yVvz4&list=PLWXd_2JMnijtxLjst-9sNzawMrhxn61BF
E, pra quem quer saber mais sobre aviões e sobre aviação, o Fernando tem um canal no Youtube, o Aero Por Trás da Aviação: www.youtube.com/aeroportrasdaaviacao