Conheça oito pratos da comida tailandesa para os mais variados gostos.
A comida tailandesa é conhecida e apreciada no mundo inteiro, mas é normal ligarmos essa rica gastronomia com a pimenta. Afinal, especiarias são muito comuns nessa parte da Ásia. Viajando pela Tailândia por mais de 15 dias, descobrimos que a comida local não é tão picante quanto muitos dizem, na verdade essa é uma questão e gosto, na maioria das vezes. Isso quer dizer que você pode escolher na hora que vai comer o quanto de pimenta irá colocar no prato.
Tempero a gosto do freguês
Acontece que na culinária tailandesa os ingredientes são básicos na hora de cozinhar, variando de cada lugar o quanto de especiarias será acrescentado, e é na mesa que ficam os condimentos picantes. Se você tiver o paladar calejado, pode tascar as pimentas mais fortes na sua refeição. Mas não se engane: existem sim pratos bem apimentados por natureza, que você não tem a opção de escolher, então aqui vão dicas de 8 pratos típicos da comida tailandesa para você apreciar:
Para conhecer um pouco mais da Ásia, confira nosso texto sobre Hong Kong: http://sonhoedestino.com.br/nossa-chegada-em-hong-kong/
Pad Thai
O Pad Thai é o prato mais conhecido da Tailândia, e para nós, um dos mais gostosos! No Pad Thai é servido um macarrão de arroz, frito em uma panela típica asiática, a wok, com camarão, frango, ovos, broto de feijão e molho de peixe e pimenta vermelha. Apesar desse último ingrediente ser obviamente picante, não é exagerado e mesmo quem não gosta de pimenta consegue comer sem queimar. Na verdade a quantidade de pimenta varia de acordo com o lugar onde o prato é servido.
O Pad Thai é uma delícia, gostamos tanto desse prato que sempre procurávamos por ele na hora do almoço. O mais interessante é que ele é muito comum nas ruas, então é fácil de achar em qualquer lugar a um preço muito barato. O curioso desse prato é que em alguns lugares ele é servido com o tempero asiático molho de peixe, o que não nos agradou, mas descobrimos que em alguns restaurante esse tempero é usando em menor quantidade.
Papaya Salad
Não se engane com o nome, pois a Papaya Salad não é doce e não parece mamão, uma vez que é feito com a fruta ainda verde, o que da um aspecto de salada mesmo. Nada melhor para escolher o nível de pimenta do que essa salada de mamão, também muito comum nas ruas, você pode escolher a picância de 1 a 6, sendo o 1 mais fraco e 6 o nível tailandês profissional! Mas tem um pequeno problema: independentemente do número que você escolhe, sua Papaya Salad é preparada no mesmo lugar que todas as outras, então por mais que quem prepara limpe a área, sempre sobram vestígios da pimenta anterior, o que significa que você vai sentir um pouco mais a ardência. Mas nada que não de para sobreviver, pois a Papaya Salad é servida com um punhado de arroz Glutinoso, justamente para absorver o picante.
Khao Pad
Esse prato é parecido com o Pad Thai, mas em vez de ser macarrão é arroz Jasmin. Na verdade Khao significa arroz em tailandês, e Pad traduz a técnica chinesa de fritar mexendo em uma wok. O prato também é uma delícia, bem leve e comemos em muitos lugares na Tailândia, principalmente nas ruas, onde é bem comum achar o Khao Pad. Normalmente é preparado com camarão, frango, ovos, cebola e alho. Normalmente não é servido com nenhuma pimenta, pra você colocar a gosto. Então para quem tem tolerância zero para pratos picantes, esse é o caminho para seguir.
Pad See Ew
Esse prato pode até parecer mais comum para nós brasileiros, pois lembra muito um Yakisoba chinês, por isso a pimenta também não é muito presente. Vamos dizer que esse seja o Yakisoba Tailandês! O Pad See Ew (ou Phat si-io) é preparado com molho de soja escuro e acompanha macarrão de arroz, frango, carne ou carne de porco, e alguns vegetais. Também é uma ótima opção para quem não gostas de comida muito picante, além de ser leve e delicioso.
Gai Pad
De todos os pratos que falamos até agora, o Gai Pad é o único que não acompanha nem arroz nem macarrão. Ele é bem simples, sendo somente um combinado de frango, alguns vegetais e muita cebola frita na wok. A pimenta fica ao gosto de quem está preparando, o que no caso da Tailândia normalmente vem um pouco acima do que estamos acostumados. Apesar de ser picante, não é nada a um nível absurdo que não de para comer.
Tom Kha Gai
Essa é mais uma opção para quem gosta de estar longe de pratos apimentados. O Tom Kha Gai não é nem um pouco picante, muito pelo contrário, ele é até um pouco adocicado, pois sua receita traz uma combinação de leite de coco com suco de limão e molho de peixe. O Tom Kha Gai é um prato muito leve, livre de gordura, glúten e derivados de leite, próprio para quem procura uma dieta saldável e deliciosa. É preparado com frango e algumas hortaliças. Logo na hora de servir pode colocar uma pimentinha, mas ai fica ao gosto do freguês.
Mango Sticky Rice
Um prato muito conhecido em Bangkok, capital da Tailândia é o Mango Sticky Rice, uma combinação de arroz glutinoso com manga cortada em cima, que resulta em um prato delicioso e livre de qualquer pimenta. Alguns lugares temperam o arroz com uma essência de uma for chamada xixi de borboleta, que da uma coloração azul para o arroz. O Mango Sticky Rice é muito comum e facilmente encontrado pelas ruas da Tailândia.
Tab Tim Krob
Não poderíamos encerrar nossa lista com uma deliciosa sobremesa, muito diferente de tudo que já vimos no Brasil. O Tab Tim Krob obviamente não é apimentado, pois se trata de um prato doce. Essa deliciosa sobremesa tailandesa começa a ser preparada um dia antes de ser servida, pois se coloca arroz Jasmin na água por uma noite inteira para chegar ao caldo ideal, onde é acrescentado o leite de coco e outros ingredientes. Depois são acrescentados pedaços de uma massa de tapioca que foram coloridos com ingredientes naturais como flores e plantas.
O segredo para comer bem na Tailândia é experimentar e arriscar. Não julgue um lugar pela aparência, pois, na Tailândia, as vezes uma excelente comida está escondida em um lugar simples. Algumas vezes pode ser que de errado e você tenha que encarar uma pimenta acima do normal, mas conhecer cada ingrediente é essencial para acertar na escolha e voltar para casa com uma vontade de continuar apreciando a deliciosa cozinha tailandesa.