O que fazer em BRNO | República Tcheca

Queridos Sonhadores, o destino de hoje é Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca. Mas tratando-se de um país pequeno e pouco populoso, isso não faz dela uma cidade grande. Inclusive, um dos seus destaques é seu clima interiorano.

Localizada na região da Morávia do Sul, Brno é uma deliciosa mistura do antigo com o moderno. De um lado, prédios medievais, lendas curiosas que contam a história da cidade e uma feira de agricultores que acontece na praça central há mais de 900 anos. Do outro, bares e restaurantes com conceitos atuais, cafés descolados e vida noturna agitada.

Não é por menos, Berno é o endereço de grandes centros universitários e diversas multinacionais, o que traz uma dinâmica especial para esse local cheio de história para contar. Veja neste post o que fazer em Brno e muitas outras dicas desse destino que deixará seu roteiro pela República Tcheca ainda mais completo. Já conferiu nosso post sobre Lipno, na República Tcheca?


Não deixe de conferir abaixo alguns sites de reservas que selecionamos para vocês:

LOJA SONHO E DESTINO NO SITEhttps://www.ceuazulembarque.com.br/

SEGURO VIAGEMhttps://bit.ly/3qgCscj  Código desconto 10%: sonhoedestino

HOTEIShttps://bit.ly/3iL5CLS

CARRO: https://bit.ly/35QbYWw


Como chegar a Brno

Brno está a 200 km de Praga. De carro serão duas horas de viagem. De trem, que partem de hora em hora da capital, serão 2h30.

Muitos viajantes encaixam uma parada em Brno no itinerário entre Praga e Bratislava, na Eslováquia, já que está justamente no caminho do trem que liga as duas capitais.

Já em Brno, será muito fácil se locomover. Ficamos no Hotel Best Western e de lá fizemos os passeios pela cidade a pé. As principais atrações estão concentradas no centro histórico e caminhar será a melhor forma de explorar a cidade. Se precisar ir mais longe, um bom sistema de transporte público, por meio de bondinhos, conecta os demais bairros.

Estação de Trem de Praga | República Tcheca

Casal Sonho e Destino | Viagem de trem para Brno

Paisagem de nossa viagem de trem

Quando ir a Brno

Para bater perna na cidade, a melhor época para visitar Brno é de maio a setembro, quando a temperatura máxima chega aos 26°C. É também quando a cidade entra em clima de verão e as ruas ganham mais vida.

Já nos meses frios, não tenha medo de colocar um bom agasalho na mala. De novembro a março, os termômetros marcam temperaturas negativas, chegando a até -4°C, quando pode inclusive nevar.

O que fazer em Brno

Praça da Liberdade (Namestí Svobody)

A Praça da Liberdade é o coração do centro da cidade. Rodeada por prédios históricos, ela é um bom exemplo da mistura entre o antigo e o moderno que caracterizam Brno. Nela está uma coluna barroca de 1689 em homenagem aos mortos pela peste negra e uma fonte de 2006. Mas o que mais chama a atenção é um relógio bastante curioso.

Para alguns ele parece uma bala de revólver, para outros ele tem formato fálico. A verdade é que conseguir entender que horas são ao olhar para ele é uma das tarefas mais desafiadoras de Brno. O que se sabe é que todo dia, às 11 da manhã, o relógio solta uma bolinha, parecida com uma bola de gude. Ela sai por um dos compartimentos espalhados pelo entorno do relógio e a pessoa que conseguir pegar a tal da bolinha pode levá-la como lembrança.

 

Catedral de São Pedro e São Paulo

É a principal igreja de Brno e tem estilo gótico. Sua construção é do século XII, mas no decorrer dos anos ela foi sofrendo diversas alterações até chegar ao que se vê hoje. É possível subir em suas torres e ter uma vista panorâmica do centro da cidade.

Catedral de São Pedro e São Paulo

Praça do Cabbage Market (Zelný trh)

Na tradução para o português, essa praça se chama Mercado do Repolho. Isso porque, desde a Idade Média, acontece no local o mercado de frutas, legumes e produtos típicos da região.

Pequenos produtores da redondeza se reúnem todos os dias – com uma pausa durante o inverno – para vender aos habitantes de Brno seus produtos frescos. Caminhar entre as barraquinhas e provar algumas das iguarias locais não pode ficar de fora do seu roteiro.

Casal Sonho e Destino na Praça da Liberdade, Brno | República Tcheca

brno
 
brno
 

Experimente o Bucak, bebida tradicional da Morávia. Feita da uva, o suco da fruta é colocado em um barril para fermentar, mas por pouquíssimo tempo, o que faz com que a bebida fique frisante, mas sem ganhar teor alcoólico. No verão, experimente os sorvetes caseiros. Feitos com as frutas disponíveis no dia, são tão frescos e naturais que devem ser consumidos em até 24 horas.

Ao redor do mercado, a praça é cheia de charme. Rodeada por prédios centenários, é onde as antigas famílias ricas de Brno construíam suas casas. No centro dela está a Parnas Fountain, uma fonte imponente construída em 1690. Também nessa praça está uma simpática estátua de Mozart criança, que viveu em Brno dos 10 aos 14 anos e já era considerado um gênio da música.

Restaurante Pilat

Almoçamos no Café e Restaurante Pilat, que oferece um pouco da culinária local, mas principalmente pratos mediterrâneos. Experimentamos o vinho local que era delicioso e bem único! De entrada alguns pães com sementes locais e sopa de cenoura com destaque no sabor para o coentro e gengibre.

Pedimos a Coca Cola que é produzida aqui na República Tcheca, é vegana, mais leve, com menos açúcar e muito gostosa. Já para o prato principal experimentamos cordeiro com arroz e espetinho de frango com cuscuz e iogurte de limão. Adoramos! Confira mais no vídeo abaixo!

Antiga Prefeitura (Stará radnice)

O prédio secular mais antigo que ainda existe na cidade é o prédio da Prefeitura, localizado na Rua Radnická, que liga a Feirinha à Praça da Liberdade. Foi construído em 1240 e abrigou a prefeitura da cidade até 1935. Logo na sua fachada, o pináculo torto chama a atenção. Diz a lenda que o prefeito não pagou o adiantamento prometido ao construtor do prédio e, como forma de se vingar, fez de propósito o adorno completamente torto.

É possível subir na torre do edifício e ter uma vista 360° da cidade. Mas prepare as pernas, são 173 degraus até chegar ao topo dos seus 63 metros de altura.

 

Castelo de Spilberk

No topo de uma montanha está o Castelo de Brno, chamado também de Castelo de Spilberk. Construído no século XIII para ser moradia dos reis da Boêmia, com o passar dos anos foi usado como presídio do império Austro-húngaro. Já em 1900 passou a quartel do exército e foi ocupado até mesmo pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. Em 1960, finalmente, passou a ser ponto turístico.

Dentro do castelo está o Museu da Cidade de Brno e lá de cima você terá outra linda vista da região. Se estiver na cidade durante o verão, não deixe de conferir a programação cultural do local, que frequentemente recebe shows de música ao vivo.

 

Subsolos de Brno

Brno guarda grandes mistérios em seu subterrâneo que foram descobertos apenas nos anos 2000. Um deles é o Labirinto da Praça do Cabbage Market que chega a uma profundidade de 8 metros. Um tour guiado desbrava os corredores subterrâneos que na época medieval eram porões das casas usados para armazenar alimentos, produzir cerveja e vinho ou ainda ser abrigo durante guerras.

O segundo subsolo é o Ossuário de Brno. São mais de 50 mil ossos humanos da Idade Média dispostos a quatro metros abaixo do chão. Diz a história que naquela região, no século XIII, existia um cemitério. O número de mortes crescia a cada ano devido às guerras, à peste negra e ao surto de cólera e o cemitério não teve capacidade para tantos corpos. Abriram então um ossuário na cidade, onde os restos mortais eram depositados. Ficaram ali por anos, até serem esquecidos. Apenas em 2001 foi redescoberto e hoje é um dos maiores e mais impressionantes ossuários do mundo.

 

Villa Tugendhat

Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a Villa Tugendhat foi construída em 1930 pelo renomado arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe. Considerada uma obra-prima, a casa é um exemplo do movimento modernista que aconteceu nos anos 20.

Fique tranquilo se não é tão fã assim de arquitetura. O tour pela vila é interessantíssimo. Você poderá entender a tecnologia criada para o sistema de ventilação e de aquecimento, a escolha dos materiais para aproveitar ao máximo os recursos naturais e os curiosos móveis projetados exclusivamente para a decoração da casa.

Mas é importante se programar! As entradas são limitas e por isso é imprescindível comprar seu ingresso com antecedência pelo site . A fila de espera pode chegar a até três meses.

 

Parque Luzánky

Fora dos perímetros do centro da cidade, mas ainda assim não tão distante, está o Parque Luzánky. É um dos principais parques de Brno, onde os locais vão para praticar esportes, passear com o cachorro ou se divertir em família. A área verde é enorme e vale a pena dar uma esticada até lá para sair da área turística e ver a vida normal acontecer.

 

Represa de Brno

Outra atração fora do roteiro turístico tradicional de Brno é a grande represa da cidade, que fica a 10 km do centro. Durante o calor, é a praia dos locais, onde vão para nadar e aproveitar o sol. Já nos meses frios, a represa congela e os tchecos aproveitam para patinar no gelo e praticar hóquei.

Para estender o passeio, durante os meses de calor, é possível embarcar em um ferry que atravessa a represa e leva até o Castelo de Veverí, uma construção do século XII com características medievais.

 

Castelos ao redor de Brno

Se ainda tiver tempo, aproveite para conhecer alguns dos castelos da região. O Castelo Lednice fica distante a 60 km. Foi residência de verão da família Liechtenstein no século XVII e conhecer seu preservado interior é uma verdadeira viagem no tempo.

Próximo a ele está o Castelo de Valtice, onde hoje abriga o Centro Nacional do Vinho. Por mais que a República Tcheca seja o paraíso cervejeiro, o país também é produtor de vinhos e a Morávia é justamente onde os melhores vinhos tchecos são feitos. No local é possível degustar 100 rótulos de vinhos locais.

Feche o passeio pelos arredores de Brno com chave de ouro com uma parada na pequena Mikulov, charmosa vila tcheca que mantém seus aspectos medievais.

 

Brno é garantia de deixar seu roteiro de viagem pela República Tcheca ainda mais autêntico. Uma agradável e surpreendente cidade que entrega a harmonia perfeita entre atrações históricas e vida moderna vibrante. Você não vai se arrepender! Confira mais em nosso vídeo:

 

Em parceria com o Booking.com, todas as reservas feitas através dos links citados neste post geram comissão para o blog, sem que você pague nada a mais por isso. É uma forma de ajudar a manter o blog sem qualquer custo para você!

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *