Hoje vamos mostrar para vocês o que fazer em um final de semana em Monte Verde, Minas Gerais. Sobre a localização de Monte Verde é interessante destacar que de São Paulo para cá dá umas duas horas e meia de viagem – 170km de São Paulo, enquanto de Belo Horizonte são quase 6 horas de viagem.
Entre araucárias e vegetações típicas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde é ideal para passar momentos memoráveis a dois ou em família e, embora seja mais visitado no inverno, há atividades turísticas diversas que atraem visitantes o ano inteiro. O distrito de Monte Verde concentra desde hospedagens mais simples até suítes bem luxuosas e caras. A gastronomia local é de alta qualidade e também tem para todos os bolsos.
A Avenida Monte Verde concentra todo o comércio, bares e restaurantes principais, é a única avenida que cruza o distrito. Monte verde não é uma cidade, mas um distrito do município de Camanducaia, Minas Gerais. Na Avenida principal temos também os famosos fondues de chocolate, cafeterias, sorveterias e muitas lojas. Já as pousadas se concentram mais nas ruas mais retiradas do centrinho de Monte Verde. As lojinhas de roupas de frio de Monte Verde fazem sucesso principalmente entre as mulheres e são um dos grandes destaques do comércio local, com excelentes opções blusinha de lã, casacos, malhas, luvas, cachecóis.
Mas não podemos esquecer das lojas de chocolates e doces de leite de Monte Verde. Você vai encontrar o doce de leite “paga nóis” que já foi considerado 9 vezes seguidas o melhor doce de leite do Brasil e o quarto melhor do mundo.
Não deixe de conferir abaixo alguns sites de reservas que selecionamos para vocês:
LOJA SONHO E DESTINO NO SITE: https://www.ceuazulembarque.com.br/
RESERVA DO NOSSO HOTEL EM MONTE VERDE: https://bit.ly/2F6WVMZ
Seguro Viagem: https://bit.ly/2Fnlv7O Código desconto 10%: sonhoedestino
OUTROS HOTEIS: https://bit.ly/3iL5CLS
CARRO: https://bit.ly/35QbYWw
História de Monte Verde
A história de Monte Verde começou lá atrás em 1936 quando essa área aqui denominada Campos do Jaguari recebeu um jovem recém casado e empreendedor da Letônia, Verner Greenberg. Uma curiosidade é que a tradução do seu nome é Monte Verde. Em 1952, Verner Greenberg resolveu lotear todo o local e começou a atrair letões húngaros e alemães, já que o clima da região é bem parecido com parte da Europa. Monte verde é conhecida como a suíça mineira, assim como campos do Jordão é conhecida como a suíça do estado de São Paulo.
Detalhe: a cidade praticamente não é calçada, existem muitas estradas de terra. Monte verde também é conhecido por ter o aeroporto mais alto do Brasil, que fica a 1560 metros de altitude e é uma pista de terra. Vale notar que esse aeroporto possui uma característica interessante, já que uma das cabeceiras da pista era mais alta que a outra. Assim, o ideal seria pousar por um lado e decolar pelo outro. Mas era legal que muita gente que tinha avião pequeno vinha para cá para passar um dia, almoçar ou mesmo curtir o final de semana. Infelizmente, como muitos aeroportos no brasil, o aeroporto de Monte Verde não está mais aberto. O aeródromo privado de Monte Verde (SNEJ) foi excluído do cadastro de aeródromos pela portaria ANAC Nº 3037/SIA, fechando-o ao tráfego aéreo a desde de 5 de março de 2015.
Restaurante Villa Amarela
O bacana do centro de Monte Verde é a imersão na cultura mineira e optamos por uma pausa no roteiro para experimentar um pouco da comida mineira. Escolhemos o boteco Villa Amarela, também localizado na entrada de Monte Verde, se especializou na cozinha tradicional da montanha e já foi considerado um dos melhores lugares para se comer aqui em Monte Verde, principalmente pelo leitão à pururuca. O leitão à pururuca é um típico prato mineiro da roça mesmo, além do leitão, acompanha o tutu de feijão, ovo, linguiça, banana, uma verdadeira mistura gastronômica. Aqui você também vai encontrar um suco bem diferente, o suco de phisalis, que é aquela frutinha amarela que se vê muito em cima de doces. Na Villa Amarela também é possível jantar à luz de velas à noite ou apenas festejar com os amigos no espaço externo, equipado com sistema de aquecimento. É possível levar animais domésticos de pequeno porte em um espaço exclusivo para pets no Villa Amarela.
Fábrica de Chocolate Gressoney
Como em toda cidade serrana e de clima frio, Monte Verde também tem excelentes chocolaterias. Fomos conhecer a famosa fábrica de chocolate de Monte Verde, a Gressoney, fundada em 1978 pelo italiano Jorge Letri, que saiu da Itália e foi morar na Argentina. Lá conheceu o popular alfajor e teve a ideia de associar ao nosso pão de mel e criar um produto único: a prímula. Somente no inverno, são produzidas aproximadamente 30 mil prímulas. Sua célebre frase “não pergunte o que é prímulas, experimente primeiro, depois conte aos outros” ganhou destaque na mídia. Você pode levar por unidade que custa 6 reais ou a caixinha inteira que custa 36 reais e acompanha 6. Unidades. Detalhe: essa caixinha é a mesma caixinha lá do começo das prímulas que foram criadas pelo Jorge Letri.
Outro doce muito conhecido na Europa, o marzipan, tem aqui na Gressoney uma versão brasileira. Não deixe de experimentar também a sopa de morango, são pedaços de morango in natura, acompanhado de creme e calda de chocolate trufado Gressoney.
Monte Verde à noite
Podemos dizer que Monte verde tem duas versões distintas: a diurna e a noturna. A diurna é uma cidade bem mais natureza, composta por muitas trilhas, passeios de jipes, passeios a cavalo, quadriciclos, bikes, cachoeiras, ou seja, muitas atividades ao ar livre e fora do centro. À noite Monte Verde é uma cidade mais romântica, com bares e restaurantes aconchegantes para comer, beber, bares e curtir nesse clima frio e gostoso. São muitas opções de fondues, que é o prato mais tradicional à noite.
Optamos pela Casa do Fondue, que é um ambiente muito gostoso, com música, romance e luz de velas. A casa oferece três tipo de rodízio de fondue, mas você também pode experimentar os pratos à la carte. O que a gente escolheu foi o rodízio de fondue premium, assim é possível comer o de carne, o de queijo e depois você come a sobremesa. No rodízio de carne você tem a opção de pedir uma panelinha com óleo para fritar a carne ou uma chapa quente que acompanha filet mignon, truta, lombo de porco, frango e também queijo coalho e goiabada. Além disso, acompanha 8 tipos de molho diferentes. Já o fondue doce é uma panelinha de chocolate ao leite derretido, além de uma panelinha com doce de leite e outra com um creme de leite ninho para você mergulhar as frutas. Recebemos balinhas e bolachas para incrementar o prato de fondue doce. Tudo muito bem servido!
TRILHA DO PLATÔ
No nosso segundo e último dia aqui em Monte Verde aproveitamos a natureza e energia deste lugar. Essa cidade oferece muito lazer em meio a natureza e um dos pontos fortes que a gente gosta muito são as trilhas que desembocam em vários pontos diferentes. Paramos já no primeiro ponto que tem uma vista bem legal que é nesse platô maravilhoso, localizado bem na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
Para realizar as trilhas você pode estacionar o carro sem pagar o estacionamento e simplesmente escolhe a trilha que deseja fazer. Se você tiver animal doméstico, pode trazer! A última vez que viemos trouxemos o nosso cachorrinho Larry, que amou e conseguiu fazer essa trilha completa. São dois quilômetros e meio para ir mais dois quilômetros e meio para voltar. O legal dessa trilha também é que a gente sabe que tem casais que não são muito fãs de caminhada pesada, então é uma trilha bem tranquila mesmo e que você pode acampar inclusive.
O comecinho da trilha é bem simples, chagamos no alto da trilha do platô em quarenta minutos. No topo da trilha é mais frio, nesse dia marcou 15 graus Celsius, mas a sensação térmica é mais baixa devido aos ventos e à altitude, cerca de dois mil metros – Serra da Mantiqueira. Nesse platô é possível visualizar a cidade de São Francisco Xavier.
Restaurante Galinha da Roça
Para finalizar o roteiro, fizemos nossa última parada em Monte verde, almoçamos em mais um restaurante popular de comida mineira – Galinha da Roça. O prato servido foi tutu à mineira: linguiça frita, bisteca de porco grelhada, ovos, banana à milanesa, couve acompanhada do arroz e tutu que é essa mistura de feijão e torresmo. O tutu à mineira aqui é servido para duas pessoas, mas dá para 3 pessoas fácil.
Kuriuwa Hotel
Nosso hotel em Monte Verde é o Kuriuwa Hotel, um hotel considerado de luxo aqui de Monte Verde, excelente experiência a dois, implantado com cuidado e respeito à preservação ambiental. O café da manhã é muito gostoso, aproveitam o que a natureza oferece em sua culinária, proporcionando a experiência única de provar bolos, caldos, pães e outras delícias feitos artesanalmente. O hotel possui piscina com temperatura natural, uma ampla HidroSPA no centro aquecida durante todo o ano entre 32º e 35º, onde é possível pedir drinks e até petiscar apreciando uma das mais belas paisagens de Monte Verde.
Escolhemos um quarto que é uma mini casa, com closet, banheiro com banheira também com vista para a cidade, lareira e lenha à vontade e, claro, uma vista incrível. Toda a equipe do hotel é muito simpática!
O que achou do nosso passeio em Monte Verde? Ficou com alguma dúvida? Deixa para a gente nos comentários!
Post inspirador e que hotel massa!
Que delícia!