Singapura traz uma gastronomia muito rica com um dos cenários de comida de rua mais cobiçados do mundo.
É muito comum ouvirmos a mesma pergunta quando dizemos que viajamos para a Ásia: “vocês conseguiram comer por lá?” Já até temos a reposta pronta, e é isso que vamos falar nesse texto. A verdade é que a culinária asiática é muito rica e variada, e fica longe dos famosos insetos e bizarrices que costumamos ver em programas de televisão que acabam passando uma ideia totalmente distorcida de realidade do local. Uma prova disso é Singapura, que traz uma gastronomia muito rica e deliciosa.
Esse pequeno e recente país que fica ao sul da Malásia, traz um cenário gastronômico muito amplo e com um conceito de comida de rua rico. Tão rico que é lá onde são feitos convenções internacionais de comida de rua. O país é tão organizado nesse assunto que foram criados os chamados Hawker Centers, que são centros de comida de rua onde os comerciantes dispõem de uma estrutura para vender os seus produtos. Mas afinal, o que se come em Singapura? Aqui elencamos seis pratos típicos e muito saborosos para não se passar aperto quando visitar a cidade:
Carrot Cake
Traduzindo ao pé da letra significa bolo de cenoura, mas a última coisa que vemos no prato é a cenoura. O carrot cake é uma fritada de ovo com uma massa de arroz e cenoura, uma pitada de alho e rabanete. O preparo é bem simples e bem típico asiático. São colocados os ingredientes na wok, uma panela típica da região, e tudo é frito junto. Depois a massa é enrolada e fica parecendo uma panqueca. É uma delícia e sem surpresas.
Chilli Crab
Dizem que o chilli crab é o prato mais típico de Singapura, mas conversando com alguns profissionais locais de gastronomia, descobrimos que esse prato na verdade só é típico para turistas, apesar de ter sido criado na região e hoje ser considerado o prato nacional de Singapura. Mesmo assim vale a pena experimentar, principalmente quem gosta de frutos do mar. Trata-se de um caranguejo gigante cozido em um molho de tomate e molho de pimenta. Apesar do nome, não é muito picante. A ideia é comer com as mãos e se sujar mesmo. Alguns restaurantes providenciam toalhas e luvas para o estrago não ser tão grande.
Kaya Toast
Esse é um item que nunca irá faltar no café da manhã de Singapura. Olhando até lembra uma torrada com manteiga, mas o toque especial vem da “kaya”, uma geleia de coco deliciosa que, quando misturado com a manteiga, traz um sabor sensacional. É comum o kaya toast ser servido com ovos de gema mole e um copo de chá ou café. Essa é uma combinação muito simples, mas muito tradicional e de dar água na boca.
Satay, o Espetinho Asiático
Essa é uma comida vendida nas ruas principalmente durante a noite. Existe uma rua bem típica chamada Boon Tat Street que é fechada a partir das 19h e as barraquinhas com churrasqueiras são montadas para vender os espetinhos madrugada a dentro. Para assar os espetinhos eles usam óleo vegetam e um carvão bem quente. O churrasqueiro vai girando os espetinhos durante o processo. São servidos espetinhos de carne, frango, carneiro e frutos do mar. Os espetinhos de carne lembram um pouco uma kafta e vem acompanhado com um molho apimentado de amendoim. Confesso que a primeira vista ficamos com um pouco de receio de comer, mas depois vimos que é muito saboroso.
Chicken Rice
Também um prato muito comum e típico de Singapura que pode ser encontrado em qualquer lugar e é muito barato. Assim como a maioria dos pratos da região, o Chicken Rice combina simplicidade e sabor. Esse prato veio do sul da China para Singapura e se tornou um dos pratos nacionais do país e também é consumido em outros lugares, como na Tailândia e no Vietnã. O preparo é bem simples: frango picado e arroz branco cozido no caldo do frango com um toque de gengibre e outras especiarias.
Char Siew
O Char Siew é um prato de tradição cantonesa que é preparado de uma forma muito especial em Singapura. É uma forma de caramelização da carne de porco que ajuda a preserva-la. O prato é servido com a carne de porco temperada com um molho agridoce sobre uma porção de arroz. Essa combinação deixa a carne adocicada por fora e salgada por dentro. Vale muito a pena experimentar e saborear esse prato delicioso.
Uma característica da maioria desses pratos é o preço. Tudo é muito barato, mas isso não quer dizer que é de baixa qualidade, muito pelo contrario, tudo é preparado com um alto nível, o que garante uma comida muito boa. Uma tradição asiática também está presente por Singapura que é a rapidez. É comum você esperar apenas dois minutos para receber um prato.
Quando você quiser programar uma viagem para o sudeste asiático, deve passar por Singapura e não deve ter medo de experimentar a culinária local. Podemos garantir que você será muito bem recebido, muito bem tratado e irá comer muito bem mesmo que o local escolhido seja a rua!