De Essaouira até Casablanca
Passamos por paisagens incríveis no caminho de Essaouira pra Casablanca. Depois de algumas paradas, entre almoço e tirar fotos, chegamos em Casablanca. Foram oito horas de viagem.
Um dia em Casablanca
Casablanca é a maior cidade do Marrocos, com mais de 3 milhões de habitantes. Cidade de prédios baixos, com uma história muito rica, unindo várias culturas e costumes. Infelizmente só passamos um dia por lá, mas foi o suficiente para visitar um pouco do lado antigo, como a sétima maior mesquita do mundo com a torre mais alta e também o lado mais moderno, como o Marocco Mall, um shopping gigantesco construído a beira mar com uma arquitetura ousada. Saindo do shopping, onde tivemos um programa típico paulistano, fomos andando pela orla da praia por 5km até chegarmos ao nosso hotel. Muita gente caminhando e aproveitando o por do sol. O clima do país todo nessa época do ano (dezembro) é muito agradável. Um calorzinho durante o dia e frio a noite.
Casablanca também tem Medina, mas lá são duas, uma antiga, onde só é moradia e não nos aconselharam a entrar lá como turista, e uma mais nova, onde segue um pouco o conceito da Medina de Essaouira. O local mais deslumbrante que visitamos foi o farol, onde pudemos subir e ver a cidade do ponto mais alto.
A viagem de Marrocos foi muito enriquecedora para nós. Um local ao mesmo tempo exótico, muito ocidentalizado e muito acolhedor. Suas línguas oficiais, o árabe e o francês, são exemplos de como as culturas se misturaram de uma forma harmoniosa. Um país islâmico com um respeito enorme com todos aqueles que o visitam. Para se comunicar o francês foi a língua usada por nós, já que o árabe está um pouco longe de nós. O inglês não é muito falado, somente por aqueles que trabalham com o turismo de alguma forma. Então fica a dica, se você não fala francês, vale a pena ter um guia.