White Temple – O Templo Budista mais diferente da Ásia

Gisella e Fernando, do blog Sonho e Destino e colunistas do iG, visitaram o White Temple, um templo branco que fica no norte da Tailândia e contam sobre o local

O White Temple, ou o Templo Branco, fica localizado num pequena cidade no norte da Tailândia, em Chiang Rai, e é considerado por muitos o templo mais diferente da Ásia e por alguns ainda, o mais bonito. Ele é o único templo todo branco da Tailândia. Resolvemos passar uma manhã inteira nesse local para conhecer toda a história e detalhes de um templo tão diferente.

White Temple

White Temple

Leia também: Nada de inseto frito! Conheça o melhor da gastronomia de Singapura

O projeto desta magnifica construção

Quem projetou e construiu o templo foi Chalermchai Kositpipat, em 1996. O White Temple foi aberto para visita já em 1997 mas ficará pronto apenas em 2070. A partir da construção desse templo, Kositpipat passou a ser muito conhecido e ficou famoso na Tailândia, resolvendo então começar a cobrar pelas suas obras de artes. A ideia do White Temple veio a partir do momento que o artista quis passar uma outra percepção sobre templos budistas para as pessoas.  Como ele queria fazer tudo de seu jeito e não quis aceitar sugestões de terceiros em sua obra de arte, ele aceitou somente pequenas quantias de dinheiro de outras pessoas e bancou toda a construção do White Temple de seu próprio bolso.

White Temple

White Temple

Tudo é simplesmente encantador

Ao entrar, já percebemos que até o guardião é diferente. Ele se inspirou no Iron Man para fazer este guardião, que está sentado num banco em frente ao White Temple. Logo a frente nos deparamos com uma passagem maravilhosa com dois lagos na frente. Começamos a passar por uma passarela que começa na altura do chão e vai subindo até chegar ao templo. Nos dois lados da passarela estão mãos que parecem tentar te pegar para lembrar do inferno. A ideia aqui é fazer a pessoa se sentir como se estivesse passando pelo inferno e chegar ao paraíso. A ponte simboliza que o caminho para a felicidade é guiado pela tentação, ganância e desejo.

Entrada do White Temple

White Temple – Entrada

White Temple - Guardião

White Temple – Guardião

O mais estranho dessas mãos é a menção a filmes conhecidos, com figuras que lembram filmes de super heróis e também o rosto do Predador sendo puxado pelas mãos do inferno. Ele quer lembrar as pessoas que por mais que existam super heróis nos filmes, na vida real eles não existem e nunca poderão nos salvar. Após a ponte nos deparamos com o “portão do céu” que seria a decisão sobre o destinos dos mortos.

Leia também: 7 lugares incríveis para conhecer em um popular país asiático

Por dentro do templo

Logo ao entrar no templo, vemos algo totalmente diferente e que nos chamou a atenção. Ele quis mostrar muitas cenas apocalípticas, levantando a questão de falta de paz no mundo e o impacto destrutivo dos humanos sobre a terra. As paredes internas são todas pintadas com fatos marcantes como o ataque de 11 de setembro ou bombas nucleares. Também vemos alguns desenhos como Hello Kitty ou filmes como Kung Fu Panda. Uma mistura de arte que confunde o visitante.  Logo, mais ao fundo está a estátua de Buda com fiéis rezando a sua frente.

Dentro da White Temple

White Temple – Por dentro

White Temple - Torres Gêmeas

White Temple – Torres Gêmeas

O exterior do templo

Essa construção é realmente muito bonita com design da arquitetura tailandesa clássica. Ele é praticamente todo revestido com pedaços de vidro que refletem a luz do sol e deixam o local ainda mais encantador.

White Temple - Gisella e Fernando

White Temple – Gisella e Fernando

Toda a parte externa é um caminho cheio de detalhes de construção que remetem muito à criatividade e estilo do artista. Logo na saída nos deparamos com uma construção em ouro, logo na lateral. É o banheiro do local e acima, a construção de quartos para descanso. Essa é única parte de toda a construção da cor dourada, feito assim para lembrar o corpo, enquanto o prédio branco representa a mente. Chalermchai Kositpipat quis ensinar através da sua construção do White Temple que as pessoas lembrarem a cuidar da mente em vez de se preocuparem com materiais, bens ou posses.

Com certeza esse templo tão lindo e diferente nos ensinou muita coisa. O White Temple é um lugar para ser apreciado e respeitado, cheio de luz, pessoas do bem e muita arte. Com toda a certeza o templo budista mais diferente da Ásia. Uma parada obrigatória para quem vai visitar a região.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.