Um passeio pela simpática cidade de Guararema - Sonho e Destino

Assine nossa newsletter:

Quer receber nosso informativo e ficar por dentro das nossas viagens? Basta cadastrar o seu e-mail abaixo.

Um passeio pela simpática cidade de Guararema

Guararema, uma cidade simpática e no interior de São Paulo que sempre queremos voltar para visitar.

Como moramos em São Paulo e adoramos passear pelo interior do estado, resolvemos ir até Guararema, uma cidade que já tínhamos visitado algumas vezes e que sempre nos encanta sempre que vamos até lá. Guararema está localizada a 80km do centro de São Paulo e virou ponto turísticos para muitas pessoas que querem passar um dia sossegado no interior paulista.

Entrada de Guararema
Entrada de Guararema

Era um domingo mais frio de outono, mas o céu estava azul e deixava a temperatura muito agradável. Como a viagem não era longa, levamos o Larry, nosso cachorro, conosco e ele logo adorou o passeio.

Assim que chegamos na cidade já paramos o carro no estacionamento do centro, em frente ao famoso Pau D’Alho, ou o Recanto do Américo que é o nome oficial. Pau D’Alho é o nome de uma árvore centenária muito alta que fica nessa praça, logo os moradores denominaram a praça com o nome da árvore. A praça fica no centro da cidade de Guararema e as pessoas podem ficar aproveitando a vista para o Rio Paraíba do Sul e sentar em um dos bancos charmosos espalhados pela praça. O bacana desse espaço é que é possível alimentar os peixes do rio jogando ração ou pão, uma atividade que acompanhamos de perto enquanto visitávamos o lugar. Outras opções de lazer são os restaurantes e quiosques que ficam em torno da praça. É possível ver o quanto os moradores e turistas gostam e se identificam com esse lugar. Idosos, crianças, jovens, casais e famílias que passam o dia aproveitando esse espaço tão aconchegante.

Arvore Pau D'Alho
Arvore Pau D’Alho
Vista do Pau D'Alho
Vista do Pau D’Alho
Rio Paraiba do Sul
Rio Paraiba do Sul
Gisella e Fernando no Pau D'Alho
Gisella e Fernando no Pau D’Alho
Gisella e Fernando no Pau D'Alho
Gisella e Fernando no Pau D’Alho
Peixes em Guararema
Peixes em Guararema
Larry brincando no Pau D'Alho
Larry brincando no Pau D’Alho

Logo em frente a praça fica uma ilha que é possível visitar cruzando pontes de madeira que dão um toque muito charmoso ao local. A ilha tem uma pista para atividades esportistas de 400m e o contato com a natureza é direto, com muitos pássaros, árvores e animais como capivaras que ficam andando em meio aos turistas. Por essa razão não pudemos passear com o Larry, pois não é permitida a entrada de animais domésticos na ilha.

Caminho para a Ilha
Caminho para a Ilha

Um outro ponto turístico muito bonito e cheio de história é a Igreja Nossa Senhora da Escada, que fica no bairro da Freguesia. Dentro dela, está a imagem de São Longuinho, o santo dos objetos perdidos. Além da charmosa igreja, o bairro da Freguesia é repleto restaurantes, o que acabou transformando o local em um centro gastronômico. É lá que está um dos restaurantes mais tradicionais e conhecidos da cidade de Guararema.

Igreja Nossa Senhora da Escada
Igreja Nossa Senhora da Escada

Um ponto alto da cidade é a Estação Ferroviária de Guararema, que foi responsável por transportes de cargas e pessoas entre 1876 e 1970 e passou por uma grande reforma e recebeu a Maria Fumaça, que hoje é responsável por realizar um dos mais belos passeios pela cidade. Agora os moradores e turistas podem viajar entre as estações da cidade e se encantar com a arquitetura da época que foi mantida. Um verdadeiro cenário de cinema e novelas.

Estacao de Trem Guararema
Estacão de Trem Guararema
Linha ferrea Guararema
Linha ferrea Guararema

Outros pontos turísticos que podem ser visitados na cidade são o Parque Municipal da Pedra Montada, Ilha Grande, Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, Cachoeira do Putim, Cachoeira do Zecão, Morro do Gervásio ou Vista Panorâmica.

Igreja Nossa Senhora da Ajuda
Igreja Nossa Senhora da Ajuda

Além de conhecer os pontos turísticos da cidade nós gostamos muito de conhecer a culinária local dos lugares que visitamos, então, resolvemos almoçar por Guararema e comer a especialidade da cidade, peixe. Fomos até o restaurante Quinta da Freguesia e fomos muito bem atendidos no local que aceita animais de estimação. O espaço é bem familiar com área para as crianças se divertirem e os animais de estimação ainda darem um passeio.

Restaurante Quinta da Freguesia - espaço
Restaurante Quinta da Freguesia – espaço
Larry no restaurante
Larry no restaurante

Depois que nos despedimos dessa cidade nós entendemos o motivo de se usar o slogan, “visite, conheça e ame” Guararema. Sem dúvidas é uma cidade para estar no roteiro de fim de semana, pois sempre terá uma atividade nova para fazer, um ponto turístico para visitar e um bom restaurante para degustar da gastronomia local.

Sonho e Destino
Publicado por
Sonho e Destino

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *