Santo Antônio do Pinhal, uma cidade pequena e aconchegante no meio da Serra da Mantiqueira

Santo Antônio do Pinhal - Pico Agudo

Fomos até a cidade de Santo Antônio do Pinhal no interior de São Paulo para visitar e conhecer a gastronomia local e sua cultura.

É muito comum ouvirmos falar em Campos do Jordão quando procuramos algum lugar aconchegante na Serra da Mantiqueira, ideal para passar uns dias de inverno. Essa cidade é famosa por receber turistas na estação mais fria do ano e por ser muito badalada. Nós já fomos pra Campos do Jordão algumas vezes, mas dessa vez resolvemos visitar uma cidade vizinha, que não deixa nada a desejar em termos de conforto e receptividade para os turistas. Estamos falando de Santo Antônio do Pinhal, pequena cidade ao lado de Campos, cerca de 20 minutos, e aproximadamente 180km da capital.

Santo Antônio do Pinhal - cidade

Santo Antônio do Pinhal – cidade

Leia também: Paraty mistura cultura, história e belezas naturais no litoral do Rio de Janeiro

Lugar aconchegante

A cidade de Santo Antônio do Pinhal é simplesmente aconchegante e também muito visitada no inverno, época do ano onde as temperaturas podem chegar a 2º, perfeito para que procura aquele friozinho para curtir bons restaurantes e uma boa lareira acesa. No verão a temperatura aumenta bastante, cerca de 32º, mas a cidade também oferece atividades para essa época mais quente.

Santo Antônio do Pinhal é uma cidade ótima para fazer turismo. Existem alguns pontos para serem visitados como o Mirante do Cruzeiro, a Praça do Artesão (Praça São Benedito) que é uma homenagem ao centenário da imigração japonesa, cachoeira do Lajeado, a Igreja Matriz e outros locais mais afastados da cidade que nos coloca em contato com a natureza de forma única, como o Pico Agudo, por exemplo. No centro da cidade, a casa dos artesãos deixam o cenário da cidade ainda mais encantador.

Santo Antônio do Pinhal - Mirante do cruzeiro

Santo Antônio do Pinhal – Mirante do cruzeiro

Muito verde

Como falamos antes, a natureza faz parte do encanto de Santo Antônio do Pinhal e fazer um passeio em contato com essas belezas naturais toda nos chamou muito a atenção. A cidade está no meio da Serra da Mantiqueira e para todos os lados que passeamos pela cidade nos deparamos com muito verde. O caminho de carro entre os bairros da cidade parecem cenário de filme. São estradas simples abraçadas pelas árvores com o contato direto com a natureza.

Santo Antônio do Pinhal - Estrada

Santo Antônio do Pinhal – Estrada

Santo Antônio do Pinhal - Gisella admirando o verde

Santo Antônio do Pinhal – Gisella admirando o verde

Fomos conhecer o Pico Agudo que está localizado bem no alto da cidade. O acesso é feito por carros e precisa ter um pouco de paciência pois a passamos por trechos de estrada de terra. Mas a vista que se tem do pico compensa qualquer esforço para chegar lá. É um dos pontos mais altos da região e oferece uma vista de todo o Vale do Paraíba, uma das paisagens mais incríveis que se pode apreciar. É do Pico Agudo que é praticado voo livre, então que é fã do esporte esse é um lugar perfeito! Ficamos admirados com tanta beleza que vimos lá do alto. A paisagem que vimos foi se transformando pela neblina que se aproximava.

Santo Antônio do Pinhal - Pico Agudo

Santo Antônio do Pinhal – Pico Agudo

Santo Antônio do Pinhal - Gisella e Fernando com Caca Filipini

Santo Antônio do Pinhal – Gisella e Fernando com Caca Filipini

Santo Antônio do Pinhal - Pico Agudo Gisella e Fernando (Foto Claudio Paulino)

Santo Antônio do Pinhal – Pico Agudo Gisella e Fernando (Foto Claudio Paulino)

Gastronomia

Como sempre, gostamos de experimentar os pratos típicos da região. Em Santo Antônio do Pinhal nos deparamos com a gastronomia que é caprichosamente montada com produtos de produtores locais. Os restaurantes e cafés servem nas mesas tudo o que é plantado na região.

Leia também: 5 atrações para incluir em seu roteiro de viagem para Florianópolis

Tomamos café num lugar chamado Empório dos Mellos. A ideia do café da manhã aqui é o contato com a natureza. O empório está localizado em uma estrada onde só existem sítios e pequenas residências e muito verde, então podemos desfrutar do café da manhã com a vista para as árvores e para a horta que está ali para servir o cardápio do lugar. O mamão, o mel e a granola são produzidos por eles mesmos e o ovo do nosso omelete são das galinhas do próprio quintal. Tudo isso combinado com um atendimento de primeira com muita simpatia. O café da manhã é uma escolha do chef, portanto, basta escolher uma mesa e esperar para ser servido.

Santo Antônio do Pinhal - Gisella e Fernando cafe da manhã

Santo Antônio do Pinhal – Café da manhã (Foto Claudio Paulino)

Santo Antônio do Pinhal - Café da manhã (Foto Claudio Paulino)

Santo Antônio do Pinhal – Café da manhã (Foto Claudio Paulino)

Para continuar o nosso passeio gastronômico pela cidade, fomos conhecer o restaurante Donna Pinha, comandado pela Chef Anouk. O restaurante tem um ambiente simples e muito aconchegante, rodeado pela natureza. O Donna Pinha valoriza muito os produtores locais e incorpora em todo seu cardápio os produtos locais de cada época. Essa combinação dos produtos de cada época com a criatividade da chef Anouk resultou na criação de 6 festivais no restaurante para atender os turistas durante o ano todo.

Festival de Alcachofra

Nós experimentamos o Festival de Alcachofra. Nesse festival, essa planta se transforma em diversas opções de prato, um mais interessante e delicioso que o outro. Experimentamos algumas delas e a que mais nos chamou a atenção foi a alcachofra com queijo gorgonzola, uma combinação que nunca tínhamos imaginado, mas que deu muito certo.

Santo Antônio do Pinhal - Alcachofra com Gorgonzola (Foto Claudio Paulino)

Santo Antônio do Pinhal – Alcachofra com Gorgonzola (Foto Claudio Paulino)

Santo Antônio do Pinhal - Restaurante Donna Pinha - Sobremesa bolo de lavanda

Santo Antônio do Pinhal – Restaurante Donna Pinha – Sobremesa bolo de lavanda

Nosso final de semana em Santo Antônio do Pinhal foi delicioso. Nos encantamos com cada cantinho da cidade e com tudo o que vimos. Uma cidade aconchegante e pronta para receber quem quiser passar um final de semana ou mesmo, para quem é de São Paulo ou cidades próximas, passar uma bela tarde aproveitando o que a cidade tem a oferecer e experimentando os seus bons restaurantes.

 

 

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.