Pedra Grande na Serra da Cantareira, uma floresta beirando a cidade de São Paulo

Pedra Grande - Vista de São Paulo

São Paulo é uma selva de prédios, mas abriga uma verdadeira floresta, onde da Pedra Grande se tem uma vista incrível da cidade toda.

São Paulo é famosa por ser uma metrópole, uma selva de concreto com prédios espalhados por essa que é a maior cidade do país, com imensas avenidas, um trânsito constante e uma vida que não para. Mas o que mais atrai nessa cidade agitada é a mistura e contraste de vários cenários, onde de um lado temos essa paisagem já conhecida e do outro uma verdadeira floresta em um parque na Serra da Cantareira. Como somos um casal aventureiro e não abrimos mão de um passeio, resolvemos ir até o Parque Estadual da Cantareira para conhecer o Núcleo da Pedra Grande.

Como chegar na Pedra Grande

Para se chegar ao Parque Estadual da Cantareira, apenas com a ajuda do GPS, pois o acesso é um pouco difícil se você não for da região. O trajeto leva cerca de 50 minutos do centro de São Paulo e chegando próximo ao parque o caminho se torna bem sinuoso passando por alguns bairros da Zona Norte da cidade. O estacionamento é livre, apenas com os seguranças de rua que ficam dispostos a ajudar, mas tem que ter sorte de achar uma vaga próxima da portaria do parque, o que em finais de semana fica um pouco mais difícil.

Saímos de casa com muito sol, mas a chuva resolveu aparecer no nosso caminho e quando chegamos o parque estava fechado. Isso é algo comum de acontecer em dias chuvosos, pois eles fecham para garantir a segurança das trilhas e de quem visita o local. Com o piso molhado é muito fácil escorregar e acontecer algum acidente, além de possibilidade de queda de árvores e raios em chuvas fortes.

Conheça também a Ilha da Cotia em Paraty.

Uma Floresta cheia de opções

A Serra da Cantareira possui 4 núcleos que podem ser visitados e sua área é de mais de 79km2. O núcleo da Pedra Grande foi o primeiro aberto ao público ainda em 1989 e hoje todos os núcleos se conectam, em uma caminhada que pode levar o dia inteiro ou até nem ser possível de fazer em um dia só.

Como estamos falando de um parque estadual preservado, de uma floresta com muita fauna e um passeio literalmente no meio da Mata Atlântica, algumas regras devem ser seguidas. A primeira delas sem dúvida é o respeito com a natureza, de não jogar lixo, não alimentar os animais locais e não retirar nada do que é nativo. Também não é possível o acesso com seu animal de estimação, para a própria saúde dele. A entrada custa em média R$ 13,00 por pessoa e estudantes e idosos podem pagar meia entrada.

Esse é um passeio recomendado para curte esportes, natureza e tem preparo físico

Começamos o passeio logo que a chuva parou. São 4.6km de subida, mas não é nada tão complicado, pois a trilha principal que liga a entrada até a Pedra Grande é toda de asfalto e um caminho bem largo, onde até os carros de segurança do parque trafegam. Para os mais esportistas é possível pegas as trilhas extras mais com cara de mata, que se tem acesso durante a caminhada.

Pedra Grande - Caminhando pela Trilha ate a Pedra Grande

Caminhando pela Trilha até a Pedra Grande

Estamos falando de uma floresta, onde a fauna é riquíssima, então é muito comum cruzarmos com animais silvestres como macacos (o Bugio está por toda parte), tucanos e outras aves e milhões de espécies de insetos.

No meio de nossa caminhada a chuva voltou e veio com tudo. Não tínhamos guarda-chuva, mas isso não estragou o nosso passeio, pelo contrário, deixou o clima com mais cara de Mata Atlântica e ainda refrescou. Seguimos em frente e logo que a chuva passou veio a surpresa, o asfalto quente em contato com a água liberava vapor deixando a paisagem ainda mais bonita e com o cheiro da floresta.

Depois de tanto exercício é hora de relaxar e curtir a paisagem.

Depois de quase 40 minutos andando, ou melhor, subindo, nós chegamos até a Pedra Grande. É difícil ter noção do tamanho da pedra que faz jus ao nome. A trilha dali continua para os outros núcleos, mas com certeza a Pedra Grande é um ponto de parada onde as pessoas descansam observando a linda paisagem de toda a cidade de São Paulo ao fundo, com um silêncio indescritível frente a maior metrópole do país. Sobre a pedra as pessoas conversam, relaxam e até fazem um pequeno piquenique em um lugar que dá para passar horas sem fazer nada, só curtindo a natureza.

São Paulo vista do alto é simplesmente maravilhosa. Tão de longe ainda é possível avistar a Avenida Paulista com suas antenas, o Parque Ibirapuera e os prédios mais altos da cidade. Aqui vai uma dica importante: no local não é vendido nenhum tipo de bebida ou alimento, assim sugerimos levar alguns suprimentos para o passeio, a fim de aproveitar e aguentar um pouco mais.

Nós resolvemos não ir para outro núcleo dessa vez e aproveitar só a Pedra Grande, mesmo porque o parque fecha às 17 horas, mas outra dica importante é chegar antes das 15h, pois como o caminho é logo, eles não deixam ninguém subir depois desse horário. Ficamos sentados por muito tempo aproveitando tudo aquilo e descansando, chegando a conclusão, que quanto mais andamos por São Paulo, mais queremos conhecer essa cidade. Uma metrópole, com tanto trânsito, com tantos arranha céus e ao mesmo tempo com um parque tão lindo e verde, preservando um pedacinho da Mata Atlântica.

Informações Técnicas:

Endereço: Rua do Horto, 1799 – São Paulo – SP
Nível: Alto
Valor: R$ 13,00 (idosos e crianças pagam meia entrada)
Horário de Funcionamento: 8h às  15h – para a entrada
Horário do Parque: 8h às 17h
Observações: Proibido levar animais de estimação

Click to rate this post!