Montreal, um pedacinho da Europa na América do Norte

Vamos conhecer Montreal? Um pedacinho da Europa na América do Norte

Montreal é um lugar especial para nós, mas principalmente para o Fernando. Ele morou lá durante um tempo e se encantou pelo lugar desde então. Quase dez anos depois, voltamos para esse pedaço americano da França para termos uma experiência juntos.

Montreal é a segunda maior cidade do Canadá, atrás somente de Toronto e fica na província de Quebec, onde a primeira língua é o Francês. Porém, em Montreal a mistura dos dois idiomas oficiais do país é constante. Acontece que o lado oeste da cidade é de predominância inglesa e a parte leste, francesa. Acaba até sendo engraçado como na mesma cidade existem pessoas que falam ou uma ou outra língua, ou mesmo as duas, e acredite, ao mesmo tempo. Parece até meio confuso, mas muitas pessoas cresceram sob a influência das duas línguas e as falam normalmente como se fosse uma só.

Não deixe de conferir abaixo alguns sites de reservas que selecionamos para vocês:

LOJA SONHO E DESTINO NO SITEhttps://www.ceuazulembarque.com.br/

SEGURO VIAGEMhttps://bit.ly/3qgCscj  Código desconto 10%: sonhoedestino

RESERVA DE HOTÉIShttps://bit.ly/2F6WVMZ

HOTEIShttps://bit.ly/3iL5CLS

CARRO: https://bit.ly/35QbYWw

Montreal - Parc Mont Royal

Montreal – Parc Mont Royal

Montreal lembra muito as cidades da Europa e isso a torna uma experiência única quando falamos em América do Norte. Nos hospedamos em um hotel bem no centro. Logo de cara já sentimos o clima europeu e fomos aproveitar as ruas. Não demorou para encontrarmos um restaurante na movimentada Rue Saint Catherine, a Quinta Avenida de Montreal. A Gisella ainda não conhecia a cidade, então a primeira coisa que pedimos foi o prato típico de Quebec: a poutine. É uma porção de batata frita coberta por molho de carne e queijo derretido, uma delícia muito consumida na cidade e com diversas variações. Acabamos ficando só nesse prato, pois o tamanho já é suficiente para o almoço. Saindo do restaurante fomos curtir um pouco mais do que a Saint Catherine tinha a nos oferecer.

O Clima de Montreal

Muita gente acha que Montreal é uma cidade fria. Sim, isso é verdade no inverno, onde a temperatura pode chegar a -30ºC, mas esse frio intenso dura por volta de uns 3 meses. O resto do ano a temperatura é um pouco mais amena e no verão pode passar dos 30ºC. Por isso todas as atividades e atrações da cidade acabam acontecendo nessa época do ano, como o Grande Prêmio de Fórmula 1, por exemplo. Existem muitos festivais nessa época também, como o Festival de Jazz e o Just Pour Rir, um grande evento com várias atividades e que originou as famosas Gag Reels que passam na TV.

Montreal também é conhecida por ter uma cidade subterrânea. Na verdade não é bem uma cidade, mas sim um conjunto de vários shoppings centers que se conectam entre si e com estações de metro, hotéis e até o terminal de trem e ônibus. No inverno essa “cidade” ajuda muito, mas não foi o nosso caso, pois demos a sorte de estarmos lá no final do verão e aproveitarmos as atividades ao ar livre.

Saint Catherine e o Parque Mont Royal

Depois de andarmos muito pelas Saint Catherine, resolvemos visitar o Parque Mont Royal, onde fica o ponto mais alto da cidade.

O parque é bem grande e é possível acessá-lo de carro e andar pelos seus bosques, floridos na primavera e forrado de folhas no chão durante o outono, estação que estávamos entrando naquele momento. Esse sem dúvida é um passeio indispensável para ser aproveitado a dois em um clima bem romântico. Ficamos horas caminhando por ali até chegarmos no mirante que tem vista para toda a cidade e, ao fundo, o Rio Saint Laurent.

Esse local também é perfeito para ficar simplesmente ali, esperando o tempo passar e apreciando a paisagem ao lado de quem se ama. Esperamos até o pôr-do-sol para ir embora. Já era noite, então hora para aproveitarmos um belo jantar a dois. As opções em Montreal são muito variadas e para todos os bolsos, e nessa época do ano muitos deles oferecem mesas ao ar livre. Resolvemos então curtir um restaurante italiano próximo de nosso hotel.

Montreal - Nós no Parc Mont Royal

Montreal – Nós no Parc Mont Royal

Montreal - Vista da Universidade McGill

Montreal – Vista da Universidade McGill

Montreal histórica

A Gisella já estava se sentindo em casa, e cada canto que andávamos pela cidade tínhamos uma sensação muito agradável. Em nosso segundo dia por lá resolvemos ir até a cidade antiga, local carregado de história com seus museus e arquitetura antiga, e claro, muitos restaurantes ao ar livre para aproveitar a temperatura agradável. Tudo o que fazíamos era andar pelas ruas de pedra e parar para tirar fotos. O local está repleto de lojas de souvenir, então acabamos comprando algumas lembranças também.

Andando por lá encontramos uma pequena barraca que vendia produtos a base de maple syrup, ou xarope de bordo. Esse é o produto mais tradicional do Canadá, tanto que a folha de maple é o símbolo do país e está até na bandeira nacional. Essa barraquinha nos chamou a atenção pelo seu estilo, mas os produtos de maple são vendidos em qualquer lugar. Nós gostamos tanto de maple que acabamos comprando vários produtos e a bolacha de maple é a mais inesquecível de todos os itens.

Île Notre Dame e circuito Gile Vileneuve

Saindo da cidade antiga fomos em direção a Île Notre Dame, onde está localizado o circuito Gile Vileneuve, que recebe a F1. O mais legal é que o circuito é aberto ao público o ano inteiro para qualquer atividade. É possível andar de bicicleta, a pé e ainda aproveitar visitar o cassino de Montreal. Logo ao lado dessa ilha está o Parc Jean Drapeau, um lugar muito agradável para fazer caminhadas, onde na primavera fica forrado de flores de varias cores. É nesse local que está localizada a Biosfera, um museu muito charmoso sobre o meio ambiente.

Nós com certeza tivemos uma ótima estadia em Montreal. Lá é uma cidade para todos os tipos de atividades, com muitas atrações turísticas, culturais, históricas e de lazer. Nosso objetivo foi curtir um pouco do clima canadense entre o verão e o outono em uma cidade que pode se tornar ideal para casais apaixonados que pretendem ter uma boa experiência europeia contemporânea na América do Norte, cheia de lugares incríveis para visitar.

Dicas para facilitar a viagem

Como ir:

Voos direto de SP e Rio de Janeiro. Conexões nas cidades de Toronto com a companhia Aérea canadense ou nos Estados Unidos com uma companhia aérea americana. Para conexão nos Estados Unidos é necessário visto.

Plug de Tomada:

Língua:

Inglês e Francês

Fuso horário:

-5h GMT (-2h de Brasília). Lembre-se sempre de considerar o horário de verão.

Temperatura nas estações do Ano:

Primavera – média de 25ºC
Verão – média de 25ºC a 33ºC
Outorno – média de 10ºC a 22ºC
Inverno – média de -5ºC a -30ºC

Onde ficar:

No centro da cidade. Próximo da Avenida Sherbrook ou na Ste Catherine.

Pontos turísticos:

• Underground City
• Monte Royal
• Oratório de São José do Monte Royal
• Osheaga – Festival de música (Julho)
• Laurentian Mountains
• Cathedral of Marie-Reine-du-Monde
• Laurentin Mountains
• Jean-Talon Market
• Rue St-Paul
• Old Porto of Montreal
• Rue Ste. Catherine
• Pointe-a-Calliere Museum

Click to rate this post!