Ilha da Cotia em Paraty, um verdadeiro caribe Brasileiro

Ilha da Cotia Aérea

A Ilha da Cotia na cidade de Paraty (RJ) é um verdadeiro caribe brasileiro para quem quer aproveitar as águas cristalinas e ainda repor as energias.

Ilha da Cotia – Aérea

O verão é conhecido por muita praia, sol, música, amigos e diversão. Porém, para nós que somos um casal que adora viajar e conhecer lugares novos, o verão também é um período para conhecer os lugares tranquilos e com pouca movimentação. Já tínhamos ouvido falar da Ilha da Cotia algumas vezes e decidimos ir até lá para conhecer esse lugar que, pelas fotos, era simplesmente lindo. Para chegar na Ilha da Cotia pode-se escolher algumas das formas que mais lhe agrada como taxi aquático ou até mesmo alugar uma lancha particular que sai da praia de Paraty Mirim. Como tudo era novidade para nós decidimos levar uma pequena bolsa térmica com água e petiscos para passarmos a manhã.

Ilha da Cotia Trilha

Ilha da Cotia – Trilha

Ilha da Cotia trilha

Para conhecer outro lugar tranquilo no Brasil acesse esse post.

Descemos na Ilha da Cotia perto das 9 horas da manhã e percebemos que o lugar é muito abrigado e com o mar praticamente parado.  As embarcações que chegam por ali passam o dia e algumas delas até pernoitam, pois é muito seguro. A água é simplesmente muito clara e não existem pedras para se chegar à praia do norte, que é bem pequena e reservada. A ilha é comprida, mas muito estreita, o que faz com que as praias do norte e do sul fiquem bem próximas. Aproveitamos então, para atravessar a ilha e em menos de 30 passos já estávamos do outro lado. A vista é algo realmente indescritível um verdadeiro caribe brasileiro. Na prainha do sul as pedras e água transparente formam piscinas naturais e deixam o cenário romântico e ainda repõem todas as energias.

Ilha da Cotia - Praias

Ilha da Cotia – Praias

Era a hora de entrarmos na água. Algumas pessoas vindas dos barcos que estavam ancorados por lá chegavam e ficavam admiradas com tanta beleza natural. Se pudéssemos fazer uma casinha bem no meio da natureza com certeza seria nessa ilha, com todo aquele silêncio, tranquilidade e paz. Entramos na água e é bem quentinha, com pequenos peixes por todos os lados e muitas pedras, algumas até possíveis de escalar para fazer a foto perfeita lá do alto. Entramos e saímos da água algumas vezes, sempre admirados com tamanha beleza.

Ilha da Cotia praia

Ilha da Cotia – Praia

Ilha da Cotia praia Gisa e Fe

Ilha da Cotia – Praia (Gisa e Fe)

Ilha da Cotia praia aérea

Ilha da Cotia – Praia Aérea

Ilha da Cotia - Pedras

Ilha da Cotia – Pedras

Depois de ficar um bom tempo aproveitando aquele paraíso, retornamos à praia que chegamos e sentamos na areia embaixo de uma árvore linda, só admirando a beleza que impera naquele lugar incrível, com a baía da ilha com vários barcos, que foram chegando ao longo do dia.

Ilha da Cotia - Praia

Ilha da Cotia – Praia

Os amigos que fizemos nessa pequena Praia

Não demorou muito para aparecer na Ilha da Cotia um senhor chamado Nilson com seu barquinho a remo. Morador local e cheio de histórias pra contar, muito simpático e já veio oferecer ostras que ele mesmo cria ao redor da Ilha.. Não demorou muito e aparece outro barco com o Miguel, que trabalha no bar local da Ilha e oferece petiscos e bebidas para quem chegou até ali. Como levamos a nossa pequena bolsa térmica agradecemos o serviço, naquele momento, mas com certeza vamos voltar para experimentar os petiscos do bar.

O papo com o Miguel estava muito bom. Ele nos contou que é morador da região e tem descendência indígena que, segundo ele, são 58.655 parentes e 35 novos a cada mês. Ele conhece tudo e todos da região e é uma pessoa agradabilíssima para se passar um tempo conversando e ouvindo histórias sobre a região, um excelente contato para quem quer explorar um pouco mais da área.

Ilha da Cotia Miguel

Ilha da Cotia – (Miguel)

Ilha da Cotia praia Gisa e Fe

Ilha da Cotia – Praia (Gisa e Fe)

Saímos desse lugar encantados, cheio de histórias para contar e com a energia renovada. Passamos uma manhã inteira na Ilha e já  nos deixou com vontade de voltar logo.  Para os casais que gostam de lugar calmo e uma boa conversa, esse é o lugar.

Click to rate this post!